Saiba como os fornecedores de aparas atuam nesse mercado

Os fornecedores de aparas são uma importante engrenagem de uma atividade econômica à qual chamamos de indústria da reciclagem.

A indústria da reciclagem é uma cadeia produtiva que envolve consumidores, cooperativas de catadores, empresas aparistas, sucateiros, usinas de reciclagem e usinas de transformação.

O ritmo de crescimento desse mercado é determinado por diversos fatores. A conscientização da sociedade é o principal vetor de crescimento, já que é ela que cria uma forte demanda por marcas e produtos ambientalmente sustentáveis.

A reciclagem é um processo fortemente ligado à questão ambiental, já que atua em duas frentes:

  • evita o descarte de materiais poluentes na natureza;
  • reduz a extração de recursos naturais na fonte para obtenção de matéria-prima.

É preciso compreender, no entanto, que há outras forças envolvidas nesse processo, que igualmente influenciam na produtividade e na liquidez do setor. A própria capacidade das usinas de reciclagem é um desses fatores. O outro é a capacidade da cadeia de abastecimento da indústria da reciclagem.

Há ainda um quarto elemento, talvez o mais importante, que é o fator tecnológico, seja no sentido de baratear os processos, seja no sentido de aumentar a capacidade de produção, tanto vertical quanto horizontalmente.

Quem são os fornecedores de aparas?

O ponto principal do nosso tema é a capacidade de abastecimento, que requer recursos materiais e planejamento. É onde entram os fornecedores de aparas, que podemos dividir em:

  • geradores de aparas;
  • vendedores de aparas;
  • cooperativas;
  • empresas aparistas.

Os geradores de aparas são aqueles que produzem esse resíduo. A indústria é a principal produtora de aparas e fornece grande quantidade de materiais para reciclagem.

Os vendedores são aqueles que funcionam como verdadeiros agentes, buscando os possíveis fornecedores de aparas e fazendo o elo com quem as compre. São diferentes dos catadores, pois possuem uma boa orientação comercial.

As cooperativas trabalham fortemente na coleta, separação e tratamento do material. Atuam nos lixões, junto a condomínios, comércios e outros para fazer a coleta dos diferentes materiais, separá-los, tratá-los e destiná-los.

Aparistas são os grandes fornecedores de aparas para as usinas

As aparistas estão no topo dos processos logísticos. Elas possuem grandes estruturas, incluindo galpões e veículos pesados de transporte.

É muito comum que elas comprem o material das cooperativas e vendedores, assim como diretamente dos fornecedores. São elas as verdadeiras grandes fornecedoras das usinas.

Aliás, se você está na grande São Paulo e produz aparas de papel, plástico, papelão, metais ferrosos e outros materiais, não descarte os resíduos de forma inadequada. Você pode contribuir para a sustentabilidade ambiental e ainda obter benefícios revendendo suas aparas.

Fornecedores de aparas primários, no caso empresas, estão isentas de ICMS sobre a operação de venda das mesmas. Então, o dinheiro obtido com a venda vai todo para a sua conta.

Fale com a Aparas Macedo. Somos referência no seguimento na grande São Paulo. Pagamos preço justo, orientamos sua empresa quanto ao gerenciamento de resíduos e fazemos a coleta no seu pátio.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil. Para complementá-lo, sugerimos que você assista a este vídeo, um ótimo conteúdo, que mostra bem na prática muito do que falamos por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *