Saiba como e onde vender plástico usado na Grande São Paulo

Vender plástico usado para reciclagem é uma atividade que pode ser bastante lucrativa, mas nem todos que a praticam têm a finalidade de lucrar. Muitas pessoas adotam a venda de plástico como rotina para evitar o descarte desse tipo de material, altamente poluente, no meio ambiente.

É que o plástico tem sido a maior preocupação dos biólogos e ambientalistas nos tempos atuais. O mundo produz, atualmente, 340 milhões de toneladas anuais de plástico, sendo que quase metade desse produto é descartável. Em outras palavras, grande parte do plástico é jogada fora imediatamente após o uso.

A solução é a economia circular, em que o plástico, ao invés de ser descartado na natureza, poluindo terra, rios e mares, retorna para a indústria, para novamente ser transformado em produto para consumo.

Vender plástico usado é, portanto, uma atividade de alto valor ecológico, que pode evitar o extermínio de diversas espécies que habitam rios e mares, inclusive pássaros, que buscam seus alimentos no mar. Razão pela qual as pessoas se conscientizam cada vez mais e adotam medidas sustentáveis para o descarte do plástico.

Quando vender plástico usado pode ser lucrativo

Já quando o assunto é lucrar com a venda de plástico para reciclagem, a conta não é tão simples.

Quem se beneficia com esse comércio são indústrias, que produzem aparas de plástico em seus processos produtivos, e cooperativas de catadores, que formam um verdadeiro exército organizado para movimentar a cadeia de valor da reciclagem.

Ambos têm nas empresas aparistas um importante aliado na hora de vender plástico usado para reciclagem.

É que essas empresas possuem estruturas mais robustas de logística, assumindo papel chave na cadeia de suprimentos da indústria da reciclagem.

São as aparistas que compram as grandes quantidades de resíduos sólidos da indústria e também de outras atividades no setor de comércio e serviços. Elas compram também das cooperativas para revender às usinas de reciclagem.

São capazes de movimentar grande quantidade de insumo e garantir a dinâmica dessa importante atividade econômica.

Se você está na grande São Paulo e deseja vender plástico usado em grandes quantidades, seu parceiro perfeito é Aparas Macedo. Temos preço justo, suporte em gerenciamento de resíduos e apoio logístico in-house.

Excelentes razões para vender plástico usado

As razões para você vender seu plástico usado para as empresas aparistas são muitas, transitando por questões ambientais, econômicas, fiscais e sociais.

Confiramos quais são os motivos para você vender o plástico usado?

  • evita o descarte de resíduos altamente poluentes na natureza;
  • reduz a dependência da sociedade de recursos naturais finitos, como o petróleo, principal matéria-prima da indústria do plástico;
  • sua empresa tem benefícios fiscais na venda da sucata, ficando isenta de impostos incidentes sobre essa operação;
  • lucro com as vendas;
  • incremento da economia local com a cadeia circular, já que a matéria-prima reciclada é uma nova riqueza produzida pela sociedade;
  • geração de ocupação e renda, impactando os indicadores sociais.

Caso, no entanto, não tenha uma indústria que produza toneladas de resíduos de plástico, isso não impede que você participe dessa cruzada contra a poluição e pela vida.

Busque seguir as melhores práticas de separação e descarte do lixo, principalmente o plástico.

Esperamos que tenha apreciado este artigo. Sugerimos que você dê uma olhada neste vídeo para complementar o conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *