Quem compra tampinhas plásticas e por que esse resíduo tem valor?

O mercado de reciclagem de tampinhas plásticas faz parte dos esforços para a construção de uma economia ambientalmente sustentável. Ganha notoriedade quando levamos em conta que aproximadamente 40% das embalagens produzidas no país são feitas com plásticos.

Isso implica dizer que ao mesmo tempo em que os resíduos de plástico possuem um grande potencial para comprometer a saúde do planeta, envenenando o solo, rios e mares por longos períodos, que chegam a centenas de anos, eles representam uma importante oportunidade de negócios.

A indústria de reciclagem é capaz de absorver um enorme volume de resíduos, que serão transformados novamente em matéria-prima para a produção de embalagens e diversos outros tipos de bens. As tampinhas plásticas coloridas podem ser separadas por cor e transformadas em novas tampinhas ou outros produtos.

Chegando à indústria de reciclagem, as tampinhas passam por um processamento que originará as resinas coloridas de plástico, que são a matéria-prima utilizada para a produção de novos bens.

Quem compra tampinhas plásticas?

Por conta da infinidade de aplicações para a matéria reciclada, o mercado de tampinhas plásticas é gigantesco, abrangendo grande parte da indústria de transformação e consumo.

O processo de reciclagem de tampinhas plásticas se inicia pela conscientização do consumidor. Isso inclui pessoas físicas, mas também restaurantes, bares, lanchonetes, colégios, universidades, condomínios e uma infinidade de segmentos econômicos.

É preciso que esses estabelecimentos criem uma política de gestão de resíduos sólidos. O que significa ter uma rotina de separação e armazenagem desses resíduos, até que se atinja um volume satisfatório para a contratação dos serviços de uma empresa aparista, que comprará o material e dará sequência ao processo logístico até a entrega do mesmo em uma indústria recicladora.

O ideal é que as tampinhas sejam armazenadas à parte mesmo de outros resíduos sólidos, pois isso valoriza o produto para venda, mas não há maior problema se estiverem junto com outros resíduos recicláveis, como sacolas e garrafas pet. As empresas aparistas e mesmo as cooperativas de catadores possuem estrutura para fazer a separação.

Empresas como a Aparas Macedo, que atende a toda região metropolitana de São Paulo, possuem atendimento em gestão de resíduos, compra, coleta, transporte, triagem, tratamento, enfardamento e revenda.

Quais são os benefícios da reciclagem de tampinhas plásticas?

Os benefícios da indústria de reciclagem para a sociedade são enormes e vale a pena refletir sobre isso antes de descartarmos indevidamente nossos resíduos sólidos.

Reciclando as tampinhas plásticas nós colaboramos para:

  • reduzir a dependência de matéria-prima in natura não renovável (petróleo);
  • reduzir a poluição causada por resíduos plásticos, que podem ser reciclados diversas vezes antes de serem descartados;
  • gerar atividade econômica ligada à economia circular, como é o caso das cooperativas de catadores, que geram ocupação e renda para milhares de trabalhadores em situação de vulnerabilidade.

Engaje-se nessa luta pelo futuro do planeta e das espécies que nele habitam. Na hora de vender suas tampinhas plásticas, conte com a Aparas Macedo.

Para complementar este conteúdo, sugerimos que você assista a este vídeo para poder presenciar ao vivo o processo de reciclagem de tampinhas plásticas.

3 Comentários

  1. Trabalho com Gerenciamento e Comércio de Resíduos e gostaria de saber quais as possibilidades de fazermos negócios com os Resíduos de Tampinhas de Garrafas PET. Sou da cidade do Cabo de Santo Agostinho estado de Pernambuco.

    • Prezado Jonatas,
      Por favor, entre em contato com o nosso departamento de compra e venda para conversarmos, através dos dados abaixo de atendimento:

      Telefone PABX:
      (11) 4247-2732

      Email: contato@aparasmacedo.com.br

      Localização Fábrica:
      Av. Dr. Mauro Lindemberg Monteiro, 533
      Osasco – SP | CEP 06278-010

      Estamos a sua disposição!
      APARAS MACEDO

  2. Ótimo texto! Estou entrando no campo de reciclagem de plásticos. Já recebo limpo de residências e outros e estou esticando separadamente para trituração separada em tipo e até cor. Intenção de venda. Pretendo comprar a trituradora e vender. Mas preciso de ajuda logo de compradores.
    Em minha cidade há material que é muito descartado. Daí também faço rota para pegar e recebo na mão. Podem me ajudar com nome de clientes mais proximos de Cachoeiro de Itapemirim/ES?
    Sou grato pela ajuda!

    Fábio Moulin Seibert
    Engenheiro Civil
    Cachoeiro de Itapemirim/Es

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *