Quais são os resíduos e aparas mais valorizados no mercado?

Qual o interesse que pode despertar saber quais são os resíduos e aparas mais valorizados no mercado? Tudo depende de você ser proprietário ou gestor de algum estabelecimento que produza esse tipo de material em grandes quantidades.

Pode ser uma indústria, um empreendimento comercial, um restaurante, uma lanchonete, uma escola, universidade ou mesmo condomínio. Participar da cadeia de valor da indústria de reciclagem pode ser bastante lucrativo, a partir do momento em que ajuda sua empresa a recuperar parte do investimento em insumos.

É o que acontece, por exemplo, com uma indústria gráfica, que produz uma grande quantidade de aparas de papel. As aparas são aquelas sobras provenientes do recorte da arte final dos materiais gráficos. Possuem grande valor para o mercado, uma vez que são materiais puros, sem contato com outros resíduos sólidos ou orgânicos, como tinta, gordura e outros.

Essas aparas de papel, assim como outros materiais descartáveis, podem ser reaproveitadas pela indústria. Elas são processadas e transformadas em matérias-primas, que são revendidas à indústria, voltando assim à economia.

Você pode ganhar dinheiro e valorizar sua marca com resíduos e aparas

A indústria de reciclagem movimenta uma grande cadeia de suprimentos e você pode fazer parte dela negociando seus resíduos e aparas.

Se você estiver na grande São Paulo, entre em contato com a Aparas Macedo, empresa especializada no comércio e na logística envolvendo resíduos e aparas, com destaque para papel, papelão e plástico, embora trabalhemos também com outros resíduos.

Você faz a cotação, nós fechamos negócio e agendamos a data para a coleta do material. Ajudamos sua empresa também no gerenciamento de resíduos, inclusive de modo a valorizá-los ainda mais para venda.

Além de gerar uma receita extra para a empresa, você ainda contribui para a redução da poluição ambiental, uma vez que aumenta o ciclo de vida da matéria-prima na natureza, adiando o descarte em definitivo.

Além disso, você, ao adotar políticas sustentáveis em sua empresa, está se conectando a uma causa muito valorizada por grande parte da sociedade, comportamento que tende a se ampliar, na medida em que se dissemine a consciência ecológica. Isso servirá para melhorar a reputação de sua empresa e valorizar sua marca.

Ainda no aspecto ambiental, o crescimento da indústria da reciclagem acarreta proporcional queda da demanda por matéria-prima in natura, reduzindo a extração de recursos naturais, principalmente aqueles não renováveis, como o petróleo (caso do plástico).

Resíduos e aparas com mais valor para o mercado

Com relação a preços, é difícil estabelecer uma tabela confiável, uma vez que eles sofrem forte influência da demanda, que costuma oscilar. É o caso da sucata de papelão, que oscila para cima no período pré-natalino, quando aumenta a procura por embalagens pela indústria.

No entanto, é possível aferir quais são os resíduos e sucatas mais valorizados no mercado. Entre os campeões estão as latinhas de alumínio, que são muito valorizadas pelo fato de poderem ser recicladas quase infinitamente sem perder quase nada de sua qualidade original. Elas lideram no grupo das sucatas de metal.

As aparas de papel e papelão também são bastante cobiçadas, haja vista ser a indústria de reciclagem desse tipo de material um segmento bastante organizado e atuante há muito tempo. Dados de 2016 do SNIF (Sistema Nacional de Informações Florestais) dão conta de que o Brasil recuperava, naquele período, 60% do papel consumido.

Destaque também para os resíduos plásticos, com destaque para as garrafas pet. O Brasil tem uma das indústrias de reciclagem de garrafas pet mais evoluídas do mundo. Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para você. Sugerimos assistir a este vídeo sobre o tema como conteúdo complementar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *