Quais as vantagens da coleta de papelão para reciclagem?

A coleta de papelão para reciclagem faz falta de um fenômeno econômico, uma indústria que já movimenta bilhões no Brasil.

Trata-se da indústria da reciclagem, que cresce acentuadamente no país, alavancada pelas políticas ambientais e pelo despertar da consciência ecológica de grande parte da sociedade.

A indústria de reciclagem é uma indústria de transformação. A diferença para a indústria tradicional é que, enquanto a primeira transforma matéria-prima, a segunda transforma sucata. Em outras palavras, grande parte do lixo que produzimos tem valor econômico.

Pois o papel e o papelão estão no topo da hierarquia, quando aparecem os números da reciclagem no Brasil. O papel e o papelão reciclado respondiam, já em 2015, por 50% das embalagens produzidas no país.

Mesmo assim, o Brasil ainda está longe de ser uma referência no setor e há dados que desafiam as políticas ambientais do país.

Segundo levantamento da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), divulgado pela CNN em agosto de 2020, o Brasil jogou pela janela um montante de R$ 14 bilhões com lixo reciclável que terminou nos lixões ou no meio ambiente.

Vantagens da coleta de papelão para reciclagem

O mesmo levantamento aponta que apenas 4% das 80 milhões de toneladas de lixo sólido reciclável produzido no Brasil são reaproveitados pela indústria.

Uma falha que mostra a falta de visão de governantes locais, já que a reciclagem transfere parte considerável da atividade de fomento industrial para a região, incluindo, coleta, transporte, triagem, enfardamento e transformação. Uma cadeia de valor capaz de gerar riqueza e desenvolvimento humano local.

O aspecto econômico é uma das vantagens da coleta de papelão para reciclagem. Há também o aspecto ambiental. Embora 100% do papel produzido com matéria-prima in natura seja proveniente de florestas replantadas, a prática da monocultura não restabelece o equilíbrio de florestas desmatadas.

Uma ótima razão para que cada vez mais avancemos na prática sustentável, sobretudo porque na outra ponta do processo está o descarte de resíduos, responsável pela poluição ambiental, ainda que o papelão esteja entre os resíduos sólidos que mais rapidamente se degradam no meio ambiente.

Como contribuir com a coleta de papelão para reciclagem e ganhar dinheiro?

O ponto de partida para você contribuir com as mudanças de que precisamos no planeta é fazer a separação adequada do seu lixo.

Papel e papelão devem ser separados de outros resíduos e mantidos em local protegido da chuva e da umidade.

O recolhimento do papelão é feito pelas cooperativas de catadores. Caso, porém, você produza uma grande quantidade de sucata de papelão, pode revender esse material para as empresas aparistas.

Essas empresas são capazes de movimentar grandes quantidades de sucata, tratar, armazenar e revender para as usinas de reciclagem.

Vale ressaltar que, embora o comércio de sucatas seja tributável, essa tributação não recai sobre quem faz a primeira venda. Em outras palavras, você, mesmo sendo pessoa jurídica, não paga ICMS na transação.

Se você estiver na Grande São Paulo e tiver interesse em gerar uma receita extra vendendo suas sucatas de papelão e outros materiais, entre em contato com a Aparas Macedo.

Auxiliamos você com a gestão dos seus resíduos e realizamos toda a logística. Você só tem mesmo o trabalho de separar os resíduos e receber por eles.

Agora que já falamos sobre as vantagens da coleta de papelão para reciclagem, sugerimos que você assista a este vídeo para aprofundar um pouco mais o tema:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *