O que é papel duplex? Ele é sustentável e pode ser reciclado?

O papel duplex é um produto sustentável? Essa é uma questão interessante, que possibilita que esclareçamos uma questão importante, sobre a qual, muito provavelmente, você ainda não ouviu falar.

O fato de um determinado produto ser reciclável é apenas um dos muitos requisitos para que se possa determinar se ele é ou não sustentável. Donde podemos aferir que a melhor forma de abordar o tema é escalar o conceito. Sendo assim, podemos dizer que um produto é mais ou menos sustentável, de acordo com o número de requisitos que ele cumpre.

Para ser sustentável um produto precisa atender requisitos ligados aos processos produtivos, humanos, sociais e ambientais. Precisa, ainda, cumprir exigências relacionadas ao uso, à durabilidade e à forma de descarte, tudo tendo em conta o impacto socioambiental.

O que é e para que serve o papel duplex?

Feita essa pequena introdução, vamos saber um pouco sobre o produto em questão.

O papel duplex é um material que você está acostumado a encontrar em embalagens de muitos produtos, como cosméticos, perfumaria, artigos de higiene e alimentos.

Os principais atributos do papel duplex são a firmeza e a espessura, valores que conferem ao produto suas características de uso, sendo uma delas a possibilidade de reaproveitamento das embalagens, que é um atributo de sustentabilidade.

Já que estamos falando curiosidades, vamos aproveitar para esclarecer qual a diferença entre papel duplex e papel triplex?

O papel duplex não recebe no verso nenhum tratamento, podendo o mesmo ser pardo ou branco, de acordo com o modo de fabricação. A diferença do papel triplex para o duplex é que o primeiro recebe tratamento em ambos os lados. Tratamento esse que confere ao material sua aparência e a possibilidade de receber impressão em ambos os lados.

Existe, ainda, outro desdobramento, mais sofisticado, desse produto, que é o papel Duo Design, cujo revestimento confere-lhe alto padrão visual, no mesmo nível do papel couchê. O Duo Design pode receber impressão em ambos os lados.

Alguns tipos de papel duplex, principalmente o Duo Design, podem receber laminação e serem utilizados na produção de cartões de visita bastante sofisticados e resistentes. O papel cartão duplex branco pode, além da utilização em embalagens, ser empregado na criação de artigos artesanais.

Papel duplex pode ser reciclado?

A resposta é sim!

O papel duplex é 100% reciclável, além de ser biodegradável, atributo que torna menos nocivo o seu descarte in natura no meio ambiente.

O material pode ser produzido com a utilização de fibras virgens ou fibras recicladas.

Como consequência, além da redução do descarte de material no meio ambiente, a reciclagem de papel cartão contribui para a preservação dos recursos naturais.

Infelizmente, porém, o processo de produção do papel não é o que se pode chamar de sustentável, sobretudo pelo grande volume de água consumido no processo de lavagem, cuja finalidade é retirar do material as impurezas e substâncias químicas usadas no tratamento da celulose.

Segundo estudo da Water Footprint Network, 10 litros de água são gastos para a fabricação de uma única folha de papel A4. Sem contar com os danos causados aos córregos e afluentes nas imediações das áreas onde ocorre a extração de celulose.

Já pensou em fazer reciclagem de papel em casa?

Infelizmente, não podemos parar a indústria de produção de papel que é, inclusive, um importante item comercial brasileiro no mercado internacional, portanto gerador de divisas.

O que podemos é fazer a nossa parte, descartando o papel da forma correta, de forma separada dos resíduos orgânicos.

Caso você queira dar um passo além, ainda pode assistir a esse vídeo e aprender a reciclar papel em casa. Já se não quiser ter trabalho algum e ainda ganhar dinheiro, procure uma empresa de aparas de papel.

A Aparas Macedo compra seus resíduos e paga na hora! Fale conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *