Comércio de aparas: como é o trabalho de quem está nesse ramo?

Com a ascensão da preocupação ambiental e com a sustentabilidade, a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos vêm crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. Nesse contexto, o comércio de aparas é outra atividade que vem ganhando força já que é um dos maiores fornecedores da indústria recicladora na atualidade. Saiba como é feito esse trabalho!

O que é comércio de aparas?

O comércio de aparas é uma atividade que está presente na maioria das cidades do Brasil. Quem trabalha nesse ramo costuma comprar, em sua maioria, artigos de papel e plástico e alguns, também, adquirem vidro, metal, tecidos e até eletrônicos.

Depois de passar por um processo de triagem, as aparas são vendidas para as indústrias de reciclagem. Lá o material é reutilizado como matéria-prima e reaproveitado ao ser aplicado na produção de outro, com novas características.

Um exemplo é o papel, que pode ser reutilizado, porém ganha novas texturas, cores e composições, diferentes do material original. Dessa forma, o comércio de aparas destaca-se como de extrema importância ao alimentar a cadeia da reciclagem e a preservação do meio ambiente.

Quais são as etapas do processo de comércio de aparas?

As empresas que atuam no comércio de aparas funcionam como intermediários no processo de reciclagem. Elas recebem grande quantidade de resíduos, os processam e entregam o material de maior qualidade possível para as indústrias recicladoras.

Se não fossem os negócios de compra e venda de aparas, as recicladoras estariam perdidas, já que teriam que receber diversos tipos de resíduos, em várias quantidades, fazer toda a classificação e ainda executar o processo industrial de reciclagem.

Tanto o comércio de aparas de papel quanto o comércio de aparas de plástico é baseado na aquisição dos materiais que não tem mais serventia, nem para o consumidor, nem para as indústrias, como é o caso das gráficas.

Veja as etapas do processo de comércio de aparas:

Compra de aparas

As empresas do ramo adquirem os resíduos, sempre em maiores quantidades, diretamente de gráficas, cooperativas de catadores, escolas, universidades, escritórios, condomínios, entre outros.

Triagem e separação dos resíduos

Depois de recebidos, os resíduos são devidamente separados, limpos e classificados. Cada tipo de material possui valor diferente, de acordo com suas características e aceitação para reciclagem. Por exemplo, o papel branco de primeira é muito mais valioso do que o papel jornal.

Outra função da triagem das aparas é separar os contaminantes. Clipes, elásticos, gorduras, tintas e cola são algumas substâncias proibitivas e papeis fotográficos, carbono, plastificado e adesivos também são excluídos na separação por não serem recicláveis.

Enfardamento ou moagem

Após a correta triagem, as aparas passam por processos que permitirão sua armazenagem e o transporte. No caso do papel, o mais usual é a prensagem, através de equipamentos hidráulicos, que permitem a redução de volume e o enfardamento do resíduo.

Já quanto aos plásticos, o mais comum é a moagem, ou seja, a transformação dos resíduos brutos, como canos, garrafas PET, aparas industriais, peças, brinquedos e outros em pequenos grânulos.

Venda para as recicladoras

O material reciclável, moído ou enfardado, é transportado para as indústrias de reciclagem. Como as aparas já passaram por classificação, a carga recebida possui alta qualidade e pode ser reintroduzida diretamente no processo produtivo.

O trabalho das aparistas, como são conhecidas as empresas desse ramo, é fundamental para quem faz a reciclagem. Afinal, quanto maior a qualidade da matéria-prima, melhor serão os produtos dessa indústria.

O comércio de aparas plásticas e de aparas de papel e papelão poupa tempo e dinheiro de quem recicla, exercendo um importante papel no processo industrial. Contar com um aparista de confiança é um diferencial nesse mercado.

Agora que você conheceu o trabalho no comércio de aparas conte para nós qual o seu ramo de atividade e do que você precisa. Podemos te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *