Coleta de papel para reciclagem em São Paulo e região

A coleta de papel para reciclagem em São Paulo e região é, ao mesmo tempo, uma atividade econômica, um indutor de inclusão social e desenvolvimento humano e uma política ambiental. Daí, é possível deduzir a importância dessa atividade, que beneficia múltiplos contextos.

Do ponto de vista ambiental, que é a principal mola propulsora do setor, uma vez que o reaproveitamento de resíduos sólidos é uma demanda da sociedade, que está institucionalizada nas leis de proteção ambiental e políticas sustentáveis, a coleta de papel para reciclagem em São Paulo proporciona dois benefícios: redução da extração de matéria-prima in natura e diminuição do descarte de resíduos sólidos nos lixões e no meio ambiente.

Do ponto de vista econômico, ao desenvolver novas atividades, o setor de reciclagem gera renda, lucro, consumo e impostos, ajudando a fazer a roda da economia girar. É notável como a indústria da reciclagem movimenta setores como as empresas aparistas e as cooperativas de catadores.

Há também o benefício social. Em São Paulo, as cooperativas de catadores geram renda para mais de 3 mil pessoas. Sem contar com os empregos gerados pela própria indústria de reciclagem e pelas empresas aparistas.

Coleta de papel para reciclagem SP

Voltando ainda ao aspecto econômico, vale ressaltar que, ao transformar lixo em valor, o setor acaba por entregar renda extra a empresas que geram grande quantidade de resíduos sólidos, particularmente o papel, caso, por exemplo, da indústria gráfica.

No caso de São Paulo, principal economia do país, com 21,6 milhões de pessoas apenas habitando as regiões metropolitanas e forte atividade empresarial, com destaque para o setor industrial, é fácil imaginar a quantidade de aparas de papel gerada diariamente.

Infelizmente, ainda é muito precária a consciência da população acerca da necessidade de fazer a coleta seletiva do lixo, de modo que muito mais poderia ser feito em termos de reaproveitamento de materiais e gerenciamento de resíduos.

Mesmo assim, o setor de coleta, transporte e transformação de aparas de papel e papelão em São Paulo já tem expressiva participação em um mercado nacional que movimenta mais de R$ 3 bilhões anuais.

O crescimento exponencial do mercado de reciclagem acabou por produzir empresas de grande porte, com forte emprego de tecnologia e gestão de logística, que se unem às cooperativas no esforço de fazer a coleta de papel para reciclagem.

Aparas Macedo e a coleta de papel para reciclagem

A Aparas Macedo é uma dessas empresas. Somos especializados em gerenciamento de resíduos sólidos, assim como na compra e venda desses materiais.

Fazemos a coleta de papel em indústrias gráficas, universidades, comércios e outras empresas. Transportamos, fazemos a seleção do material e produzirmos os fardos, que serão revendidos para a indústria de reciclagem, onde serão transformados em matéria-prima para a produção de novos bens de consumo.

Atendemos a toda a região metropolitana de São Paulo, mantendo parceria com diversas empresas da cadeia de suprimentos da indústria de reciclagem.

Se você produz grandes volumes de papel ou outros resíduos sólidos, como plástico, entre em contato e teremos prazer em atendê-lo.

Complemente sua leitura assistindo a esse vídeo sobre a rotina da coleta de papel para reciclagem. É imperdível para quem se interessa pelo funcionamento da indústria de reciclagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *