5 vantagens de contratar uma empresa de reciclagem de papel

Você sabe quais são as vantagens de contratar uma empresa de reciclagem de papel? Bom, primeiro é importante conhecer essa cadeia de valor, que está intimamente ligada às políticas governamentais e empresariais para reduzir o descarte da sucata de papel no meio ambiente.

É o que ocorre com diversos materiais recicláveis, como plástico, vidro e metais. Cada vez que um resíduo desses materiais é levado à reciclagem, isso significa, para a sociedade, como um todo:

  • Menos poluição com descarte de resíduos sólidos na natureza;
  • Menos dependência de recursos naturais para a produção de bens pela indústria.

Os benefícios são muitos e vamos falar deles adiante, focando, principalmente, naqueles que fornecem as aparas de papel para a indústria de reciclagem.

Vale observar que quando falamos em contratação de empresa de reciclagem de papel, há dois públicos representados nessa operação comercial. De um lado, temos as empresas que produzem a sucata, de outro, a própria indústria de reciclagem, que utiliza esses resíduos para produção de matéria-prima, que será revendida à indústria de produção de bens.

Tanto as empresas que produzem a sucata quanto a indústria de reciclagem se beneficiam do atendimento das empresas aparistas, que estão no centro da operação logística que viabiliza essa atividade econômica. São elas que compram a sucata, fazem o tratamento e a triagem do papel e revendem os fardos à indústria de papel e embalagens.

Estando claro como funciona essa cadeia, podemos falar sobre os benefícios de contratar uma empresa de reciclagem de papel.

1. Geração de receita extra

Para quem produz sucata de papel em grande quantidade, a venda desses resíduos se torna uma fonte de receita extra, que pode ser reinvestida na empresa. Sem contar que empresas de reciclagem auxiliam com serviços de gestão de resíduos sólidos.

2. Benefícios fiscais

Além de obter receita com a venda dos insumos industriais, as empresas ainda obtêm benefício fiscal. Elas são isentas do pagamento de ICMS sobre a operação, imposto que recai sobre os demais agentes da cadeia de valor, que, por sua vez, contam com uma série de incentivos fiscais federais por beneficiarem a política ambiental da União.

3. Serviço 360°

As grandes empresas aparistas possuem uma estrutura de serviços 360°. Elas efetuam a compra dos materiais, fazem o carregamento, o transporte, a triagem, o tratamento dos insumos e a entrega à indústria de reciclagem.

Em outras palavras, é um serviço completo, que beneficia vendedores e compradores, entregando alto valor às duas pontas da cadeia de suprimentos da indústria de reciclagem.

4. Benefícios ambientais

Como todos nós vivemos no mesmo planeta e somos impactados pelas transformações e degradação ambiental, é natural que todos se sintam beneficiados com a reutilização de materiais, evitando a poluição causada pelos resíduos sólidos.

5. Benefícios socioeconômicos

Para concluir, a sociedade se vê beneficiada economicamente a partir do momento em que a economia circular gera atividade, emprego e renda, sempre observando que a indústria da reciclagem ainda tem muitos passos a dar e um alto potencial de geração de resultados em todos os sentidos.

É por isso que todos nós devemos participar desse esforço. Confira este vídeo sobre o tema para reforçar o conteúdo do artigo e contrate uma empresa de reciclagem de papel para ajudar a expandir essa cadeia de benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *