O que são aparas de acrílico e como podem ser descartadas?

Assim como outros resíduos sólidos, o acrílico descartado incorretamente tem o potencial de comprometer as condições ambientais, poluindo o solo e as águas. As aparas de acrílico são sobras desse material que podem ser descartadas ou reaproveitadas por meio de processos de reciclagem.

A boa notícia é que as aparas de acrílicos pode ser transformadas, por meio da reciclagem, em matéria-prima para a confecção de novos produtos. Com isso, é possível erradicar totalmente o descarte desse material no meio ambiente, já que é 100% reciclável.

A indústria brasileira está bastante desenvolvida e existe uma grande demanda por aparas de acrílico, que inclui indústrias de diversos outros países, que importam a sucata. É o que torna possível fazer com que esse material integre uma poderosa cadeia de suprimentos.

Essa cadeia envolve fábricas de bens de consumo, indústrias de reciclagem, cooperativas de catadores de materiais recicláveis, empresas de aparas, que movimentam o comércio da reciclagem e empresas que produzem os resíduos, que podem gerar receitas com a venda de aparas de acrílico, substituindo o descarte aleatório e poluente.

Estágio da indústria de reciclagem de acrílico

A tecnologia de reciclagem de aparas de acrílico é um setor consolidado no mundo. A Plastiglas, empresa mexicana, é referência mundial nessa atividade. As chapas de acrílico produzidas pela Plastiglas são 100% fabricadas com material reciclado, numa prática em vigor há mais de 50 anos.

A matéria-prima produzida tem qualidade equivalente àquela feita com resinas virgens, podendo ser produzidas em qualquer tamanho ou cor, além de se equivaler àquelas no quesito “desempenho e qualidade”.

A Sheet Cril, empresa de Arealva, cidade do interior de São Paulo, destaca-se no Brasil, produzindo, mensalmente, em torno de 80 toneladas de matéria-prima, originando 50 toneladas de chapas de acrílico recicladas.

O material utilizado pela indústria de reciclagem de acrílico provém das cooperativas de catadores e das empresas cadastradas. Na grande São Paulo, a Aparas Macedo é uma das principais empresas atuando na compra e venda de aparas de acrílico.

Caso sua empresa tenha esse e outros materiais para descarte, entre em contato com a Aparas Macedo.

Ao destinar corretamente os descartes de materiais sólidos, você estará contribuindo para alimentar uma indústria vital para o controle da poluição ambiental.

Como é feita a reciclagem das aparas de acrílico?

O processo de reciclagem de aparas de acrílico não difere muito de outros materiais sólidos. Começa pela limpeza do material, com a retirada de outros resíduos.

Em seguida, as aparas de acrílico limpas vão para um processo de moagem, antes de serem aquecidas a uma temperatura superior a 410 graus. Esse processo conduz à quebra das moléculas, levando o material ao seu estado original. A esse processo dá-se o nome de craqueamento.

Em seguida, o material é lavado com água para retirada de impurezas, tornando-se apropriado para o processo de decantação, donde é extraída a matéria orgânica, que será enviada para os passos seguintes.

Após a remoção dos contaminantes sólidos, o metacrilato de metila, que é a matéria-prima reciclada, é encaminhado para a fabricação das chapas acrílicas, além de outros derivados.

Esperamos que o artigo tenha sido útil. Para complementar a leitura, sugerimos que você assista a este vídeo sobre reciclagem de acrílico no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *