O que fazer com restos de papel e papelão em casa ou na empresa?

Diariamente geramos, e muitas vezes nem percebemos, lixo reciclável e restos de materiais não biodegradáveis. Eles representam cerca de 35% do que é descartado por cada pessoa, no Brasil. São toneladas de resíduos que podem e devem ser reaproveitados e assim, preservar o meio ambiente. Saiba, então, o que fazer com restos de papel e papelão em sua casa ou na empresa, por exemplo, e assim contribuir com um mundo melhor.

Sobra de papel cortado

Um resíduo bastante comum em escolas, universidades, escritórios e até residências, é a sobra de papel cortado. Diversos tipos de papeis como sulfite, cartolina, cartão, jornais, revistas, entre outros são utilizados para trabalhos escolares, projetos, impressões, maquetes, artesanato, etc. Durante o processo de produção manual, cortamos ou perfuramos quantidade considerável desse material e acabamos gerando restos que muitas vezes são jogados no lixo.

Sobras de papel em gráficas

São geradas muitas sobras de papel em gráficas durante o processo produtivo. No refile, máquinas realizam cortes nas folhas impressas, excluindo as áreas externas às guias de impressão, a fim deixa-las no tamanho final. Essa operação acaba transformando toneladas de papel em resíduos para descarte, pois não é mais possível utilizar esse material na produção gráfica.

Aparas de papel e papelão

Conhecidos como aparas de papel e papelão, os restos desses materiais também são frequentes nas indústrias, no comércio e nas residências, já que eles são os principais itens utilizados nas embalagens de produtos, principalmente os manufaturados. Depois de utilizados, muitos desses resíduos acabam sendo jogados em lixões, o que contribui com o crescimento da poluição ambiental, provocando alagamentos e vários outros problemas que afetam milhões de pessoas e espalham doenças.

O que fazer para evitar a poluição com as aparas de papelão e papel?

Em primeiro lugar, para não provocar a poluição com as aparas de papelão e papel, devemos evitar o descarte no lixo comum. Uma boa alternativa é utilizar o serviço de coleta seletiva, no qual entidades como as cooperativas realizam o transporte e a separação adequada dos materiais recicláveis. Outra forma de colaborar com a preservação da natureza e ainda ganhar dinheiro extra é vender papel para reciclagem. Para isso, é preciso buscar empresas que compram aparas de papel.

Empresas de aparas de papel e papelão e a venda de papel para reciclagem

Geralmente, empresas de aparas de papel e papelão realizam a coleta apenas de grandes quantidades. Por isso, em muitos casos, é preciso reunir bastante material para poder contar com a venda de aparas de papel. Se você ou sua empresa tem poucos resíduos, uma dica é juntar os moradores do condomínio, da sua rua, ou outras empresas da região e fazer uma única venda com o maior volume do reciclável possível. Existem associações de bairro, por exemplo, que revertem os lucros com venda de papel para reciclagem em melhorias de infraestrutura e benefícios aos moradores.

Agora que você já sabe o que fazer com restos de papel e papelão, saiba que pode contar com a Aparas Macedo. Entre em contato conosco, consulte nossas condições e solicite uma coleta.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *