Confira como vender plástico para reciclar e ganhar dinheiro!

Você sabia que é possível ganhar dinheiro com aqueles resíduos plásticos que iriam direto para o lixo? A reciclagem de plástico é um processo que vem ganhando força no Brasil e isso estimula muita gente a buscar lucratividade com essa atividade, tão importante para a sustentabilidade do meio ambiente. Confira nesse post como vender plástico para reciclar e ter uma renda extra.

Como começar? Separando o plástico usado!

Tanto em casa quanto nas empresas, o primeiro passo para vender plástico para reciclagem é separar o material dos demais. Identifique o plástico usado, lave-o adequadamente evitando o desperdício de água e reserve um espaço próprio para ele. Podem ser selecionados garrafas plásticas em geral (PET), potes de iogurte, canudos, sacos, embalagens, frascos de remédios e cosméticos, recipientes de detergente, caixas plásticas de leite, etc.

A grande maioria (cerca de 80%) do plástico usado pode ser reciclado por processos convencionais. Esse é que chamamos de termoplástico, aquele que amolece ou derrete quando é aquecido, podendo ser moldado. Além disso, ele pode ser submetido diversas vezes ao mesmo processo de transformação ou até por outros, sem problemas.

Como vender plástico para reciclagem?

Existem empresas especializadas na compra e venda de plástico para reciclagem, mas todas elas têm foco em grandes quantidades do material.Por isso, uma boa ideia é reuniro máximo de plásticos possíveis a fim de poder obter uma quantia razoável na comercialização. Moradores de uma região específica, como um condomínio, podem conseguir juntar grande volume de recicláveis.

Não é à toa que o mercado das cooperativas de catadores e empresas que realizam coleta seletiva vem crescendo tanto. Elas são responsáveis por reunir grandes volumes de materiais recicláveis e vendê-los aos aparistas ou diretamente às empresas recicladoras. Sendo assim, para que você e sua empresa possam ganhar dinheiro é preciso fazer o que esse pessoal já vem fazendo.

As empresas que fazem a compra de plástico para reciclagem fazem uma triagem do material e pagam de acordo com a quantidade e a qualidade da sucata ou apara recebida: PET, PEAD, PVC, PEBD, PP, PS, Canela, entre outros. O PET das garrafinhas, por exemplo, costuma ser bem pago. Já os copinhos e sacolinhas valem menos. É preciso conferir a cotação do dia, de acordo com a região.

Para saber qual tipo de plástico é utilizado no produto que está sendo descartado, há um padrão adotado pelas fábricas (NBR 13.230:2008), que são números cercados por um triângulo com setas impressos nos rótulos. Esses símbolos indicam o polímero usado na fabricação:

  • Polietileno-Reftalato: PET
  • Polietileno de alta densidade: PEAD
  • Poli (Cloreto de Vinila): PVC
  • Polietileno de baixa densidade: PEBD
  • Polipropileno: PP
  • Poliestireno: OS
  • Outros: Outras resinas (Menos aceitas)

Onde vender plástico para reciclar?

Existem diversas empresas que compram materiais recicláveis em todas as regiões. Se você ou seu empreendimento estiverem em São Paulo, saiba que existe uma empresa que compra plástico para reciclagem que vem se destacando no mercado. Localizada em Osasco, a Aparas Macedo tem grande experiência nesse setor e conta com uma política especial de pagamentos em até 24 horas.

Gostou de saber como vender plástico para reciclar e ganhar dinheiro? Conte para gente o que achou do artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *