Aparas de papelão ondulado: quais os tipos e características?

A caixa de papelão ondulado é o tipo de embalagem de transporte mais usada no mundo. Criada no século XIX, o invólucro foi sendo cada vez mais utilizado e ganhou a importância que tem hoje a partir da Segunda Guerra Mundial. Atualmente, o papelão tornou-se termômetro da atividade econômica: a produção de caixas aumenta de acordo com o crescimento da demanda por novos produtos.

Contudo, para onde vão todas essas embalagens depois de terem cumprido a sua função? Elas se tornam aparas de papelão ondulado e podem ser recicladas. Saiba quais são os tipos e as características desse importante material.

O que são aparas de papelão?

As aparas de papelão são sobras do processo produtivo de caixas e outros tipos de embalagens ou mesmo materiais já utilizados pelos consumidores, desde que em bom estado quanto a contaminantes, como gordura e chorume, por exemplo. O material mais puro é aquele pré-consumo, proveniente da indústria, como sobras de corte das máquinas.

Quais são os tipos de papelão ondulado?

O papelão ondulado é um tipo de papel mais grosso e resistente, feito de basicamente de material reciclado. Ele é produzido pela combinação de duas capas (ascendente e fechadura) e o miolo ou enchimento (entrelaçada), que é a camada mais volumosa. Esses três elementos básicos de papel são montados de maneira que a estrutura total tenha uma maior resistência do que aquela de cada camada distinta.

Existem diversos tipos de papelões ondulados, cada um possui tamanhos diferentes de miolos e características que oferecem muitas combinações projetadas para embalar produtos variados. Suas espessuras podem variar de acordo com o fabricante e com o tempo de vida do rolo ondulador. Segundo a NBR 5985, o papelão ondulado pode ser dos seguintes tipos:

  • Papelão ondulado face simples: estrutura composta por apenas um elemento ondulado (miolo) colado a um único elemento plano (capa).
  • Papelão ondulado parede simples: conjunto formado por um elemento ondulado (miolo) colado, em ambos os lados, a folhas planas (capas).
  • Parede dupla (papelão ondulado duplex): estrutura fabricada com três elementos planos (capas) colados a duas folhas onduladas (miolos), intercaladas.
  • Papelão ondulado triplex (parede tripla): estrutura produzida com quatro folhas (capas) coladas a três elementos ondulados (miolos), intercalados entre si.
  • Parede múltipla: conjunto formada por cinco ou mais folhas planas (capas), coladas a quatro ou mais elementos ondulados (miolos), intercalados.

Quais as características mais importantes do papelão ondulado?

O papelão ondulado tem como uma de suas principais características a capacidade de resistir à carga de empilhamento, sendo ideal para movimentação, armazenagem e transporte em geral. Quanto mais resistentes, mais caras as caixas de papelão, como é o caso das formadas por paredes múltiplas.

As caixas de papelão ondulado oferecem grande resistência a choques e impactos devido ao acolchoamento proporcionado pela ondulação dos enchimentos. Em alguns casos especiais, o material é reforçado com alguns acessórios internos, que podem imobilizar objetos irregulares ou muito frágeis.

Já as paredes laterais das caixas de papelão podem ser coladas, grampeadas ou fixadas com fitas adesivas. Por esse motivo, é possível mantê-las dobradas nas fases de transporte e armazenagem, antes de seu uso, bem como depois de utilizadas, quando terão como destinação a reciclagem.

A reutilização dessas embalagens já é bem tradicional no Brasil. Supermercados, atacadistas e distribuidores de produtos são grandes usuários do papelão ondulado e, em conjunto com os aparistas, formam uma rede de reaproveitamento do material. Faz parte da rotina de transporte e distribuição dessas empresas recolhê-las de volta devidamente desmontadas e acondicionadas.

O que você achou do artigo? Você ou sua empresa já tem um programa de reaproveitamento das aparas de papel ondulado? Conte para a gente.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *