Sucata metálica: O que fazer com esse tipo de resíduo?

A produção de metais a partir de sucata metálica é a forma mais econômica e sustentável de conseguir novos produtos metálicos. Isso porque ela evita que seja necessária a exploração de novos recursos naturais e matérias primas, além de reduzir consideravelmente os gastos de água e energia necessários.

Segundo dados da Federação Internacional da Indústria da Reciclagem (BIR), há uma redução de cerca de 24% do gasto energético para a produção de aço utilizado sucata metálica, quando comparado a produção utilizando o minério de ferro (matéria-prima).

Além disso, há uma grande diminuição no consumo de água e na poluição que esse processo produtivo causa no ar e nos recursos hídricos. Por isso, a reciclagem e a gestão consciente desse tipo de resíduo são de suma importância para o meio ambiente e também para as indústrias.

Reciclagem e manejo de sucata metálica

A reciclagem de materiais metálicos desempenha um papel fundamental na economia brasileira. Isso porque grande parte da produção de materiais metálicos é feita a partir da utilização de sucata metálica e de outros recursos advindos de processos de reutilização.

Porém, para que essa cadeia produtiva seja funcional e viável, algumas etapas são necessárias. As principais são:

1. Coleta seletiva e separação dos metais

Para que os metais sejam reciclados, é importante primeiro que seja feita a coleta seletiva e separação desses recursos.

O lixo urbano, em especial, é composto por uma gama enorme de materiais que podem ser reciclados, como papel e metais. Por isso, a coleta adequada e inteligente, associada a separação correta dessas matérias metálicas é fundamental para a posterior utilização da sucata metálica.

2. Descarte correto

O descarte adequado é também um ponto chave para essa cadeia produtiva. O motivo disso é que quando os metais são descartados em locais adequados, ou ainda vendidos para empresas aparistas, reduz-se a poluição ambiental e otimiza a utilização da sucata metálica pela indústria.

3. Ferros-velhos e empresas aparistas

Como terceiro pilar para a cadeia de reciclagem de metais estão os ferros-velhos e empresas aparistas. Isso porque essas empresas são fundamentais para o comércio de sucata metálica e também desempenham atividades importantes na coleta e destinação correta para esses resíduos.

Qual o destino mais adequado?

O destino mais importante para a sucata metálica é a de venda desse resíduo para que seja utilizado como recurso na produção de novos produtos metálicos. Essa venda pode ser feita com ferros-velhos e empresas aparistas, como a Aparas Macedo.

Além de ser uma atividade sustentável e importante para o meio ambiente, a comercialização desses resíduos recicláveis pode ser uma fonte de renda para muitas pessoas, seja renda extra ou não.

Dessa forma, quem deseja realizar o descarte ecologicamente correto de resíduos metálicos e ainda conseguir um dinheiro com isso, a venda da sucata metálica pode ser uma opção.

A Aparas Macedo veio para te ajudar!

Sendo uma das empresas de referência no ramo de aparista da grande São Paulo e demais regiões, a Aparas Macedo faz a compra e venda de sucata metálica.

Com um compromisso firmado e sério com o meio-ambiente e economia brasileira, a Aparas Macedo é solução e expertise no comércio de materiais recicláveis.

Entre em contato e faça já sua cotação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *