Recicláveis de papel: Como ficar em dia com a legislação ambiental?

Você, que produz recicláveis de papel ou de qualquer outro material em sua atividade industrial, comercial ou de prestação de serviços, certamente terá muito interesse no tema em questão. Trata-se do que diz a legislação ambiental acerca da forma como as empresas devem proceder com relação aos seus resíduos sólidos.

Você sabia que desde 2010 existe a lei 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)? Pois conhecendo as principais diretrizes da PNRS você já estará capacitado para lidar corretamente com os recicláveis de papel que sua empresa produz.

O que é reciclável de papel?

O que é reciclável de papel? Nada mais é que o papel que será descartado como lixo, mas que tem valor econômico e comercial. É o caso das aparas de papel produzidas pela indústria gráfica. Ocorre muito descarte de papel, também, em instituições de ensino e estabelecimentos comerciais.

Esse papel que será descartado na natureza, transformando-se em poluente ambiental, pode voltar para a economia se você fizer corretamente a gestão dos resíduos. Sem contar que você ainda gera receita extra vendendo os recicláveis de papel, que tem valor de insumo para a indústria da reciclagem e para a indústria de consumo.

A PNRS estabelece que todos os resíduos sólidos, comerciais ou residenciais, devem ser devidamente tratados, independentemente de serem recicláveis, antes do descarte. Os materiais recicláveis devem ser separados dos não recicláveis e mantidos em condições apropriadas.

Como proceder com os recicláveis de papel?

No caso dos recicláveis de papel, as condições incluem proteção contra umidade e ausência de contaminantes, como resíduos orgânicos, o que desvaloriza comercialmente o produto.

Após acumular um volume considerável de recicláveis de papel, entre em contato com uma empresa aparista para solicitar que seja feito um orçamento.

Caso você esteja na região metropolitana de São Paulo, entre em contato com a Aparas Macedo. Além de comprar seus recicláveis de papel, fazemos a coleta e o transporte da sucata.

Além disso, nós oferecemos serviço de gerenciamento de resíduos, ajudando sua empresa a aproveitar melhor os materiais e estruturar políticas menos agressivas ao meio ambiente. O propósito desse serviço é enquadrar sua empresa nas práticas sustentáveis previstas na PNRS.

Empresas podem sofrer sanções em caso de descumprimento da legislação ambiental

O não cumprimento do que está estabelecido na legislação ambiental pode sujeitar empresas a multas e os responsáveis à reclusão penal.

Além da PNRS, há outras leis importantes a cumprir, que se relacionam com a questão dos resíduos sólidos, caso da Lei 11.445 (Saneamento Básico), da 6.938 (Meio Ambiente) e a 4.074, mas conhecendo o que prevê a Lei 12.305, você estará capacitado para lidar adequadamente com seus resíduos sólidos.

Além de se manter livre do risco de qualquer sanção, sua empresa estará gerando receita extra para ela própria, ajudando a movimentar a economia local, gerando renda e contribuindo para a preservação da qualidade de vida no planeta, que é, no final das contas, o propósito maior.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo sobre recicláveis de papel e legislação ambiental. Sugerimos que você assista a este vídeo para complementar a leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *