Reaproveitamento de aparas de papel: saiba o que é e como fazer

O reaproveitamento de aparas de papel é uma política sustentável. O que nos leva a relembrar o princípio dos 3 R’s. A saber: reduzir, reutilizar e reciclar.

A redução do consumo é uma medida certeira para, ao mesmo tempo, reduzir-se a demanda por matérias-primas por parte da indústria e a geração de resíduos sólidos.

A reutilização de materiais, como caixas de papelão, assim como a reciclagem de sucatas, é a forma de evitar o descarte na natureza desses resíduos sólidos, evitando que se transformem em agentes poluentes.

Com relação à redução do consumo, a revolução tecnológica e digital ainda não entregou o resultado esperado no que diz respeito à diminuição do uso de papel. A boa notícia é que no Brasil a matéria-prima utilizada na produção é 100% proveniente de florestas replantadas de pinus e eucalipto. Em outras palavras, a indústria de papel brasileira já não mais desmata para produzir.

Reciclagem é melhor forma de reaproveitamento de aparas de papel

Alguns setores, como a indústria gráfica, produzem grandes volumes de aparas de papel, sobra das atividades de impressão. Empresas de outros ramos e lares também concorrem para a geração de sucata de papel e papelão.

Caso descartado na natureza, o resíduo de papel leva de três a seis meses para se decompor, tempo suficiente para causar entupimentos e poluição na rede de esgoto, lençóis, córregos, rios e lagos, comprometendo, inclusive, a sobrevivência de espécimes animais que vivem nesses ambientes.

O destino ambientalmente sustentável dessa sucata são as usinas de reciclagem. Embora a reutilização seja bastante recomendável, é a reciclagem que é capaz de absorver grandes volumes de sucata de papel.

A razão para que isso ocorra é que o processo de reciclagem transforma sucata em matéria-prima, que é aproveitada pela indústria na produção de novos itens. Ao aumentar o ciclo de vida do material na economia, conseguimos adiar seu descarte na natureza. Para se ter uma ideia, o papel pode ser reciclado de cinco a sete vezes.

Como encaminhar a sucata de papel para a indústria de reciclagem?

Todos podem colaborar para o reaproveitamento de aparas de papel. Algumas formas de reutilizar o papel são: empregar o material usado na produção de artesanato e mesmo na compostagem.

Para que o papel chegue à indústria de reciclagem, você deve sempre separar suas aparas de rejeitos orgânicos e outros resíduos sólidos. O papel deve ser acondicionado num recipiente seco, sendo acumulado até atingir o volume desejado.

Deve ser descartado separadamente para ser recolhido pelas cooperativas de catadores de sucatas, que fazem a triagem do material e vendem para a indústria de reciclagem.

Caso você tenha atividade industrial ou comercial que produza grandes volumes de sucata de papel, pode até lucrar com isso. Basta vender o material para as empresas aparistas, que possuem grandes estruturas, envolvendo transporte, triagem, tratamento e enfardamento do papel que retornará à indústria.

Agora que você já sabe o que é e como fazer o reaproveitamento de aparas de papel, mãos à obra. Caso tenha sua residência ou negócio na região da grande São Paulo, entre em contato com a Aparas Macedo. Atendemos a toda região. Entre em contato conosco!

Para saber mais e complementar o conteúdo do artigo, sugerimos que você assista a este vídeo bem sugestivo sobre como fazer papel reciclado artesanalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *