Qual é a relação entre aparas e reciclagem de resíduos?

A relação entre aparas e reciclagem de resíduos é muito estreita e alimenta uma importante cadeia produtiva, que vem crescendo cada vez mais no Brasil, alavancada por questões ambientais inadiáveis.

Falamos, evidentemente, da indústria da reciclagem, que é um dos vetores da nova economia circular, em que o ciclo de vida da matéria-prima é ampliado em várias vezes, graças ao reaproveitamento contínuo dos resíduos.

O principal propósito por trás dessa crescente atividade econômica, que envolve aparas e reciclagem de resíduos, é consubstanciar políticas de sustentabilidade ambiental, obtendo, ao mesmo tempo:

  • Redução da dependência da economia de recursos naturais;
  • Redução do descarte de resíduos sólidos na natureza, reduzindo, assim, a poluição.

No aspecto social, a indústria de reciclagem, ao longo de sua cadeia de suprimento, gera renda para milhares de pessoas antes fora da economia produtiva. São as cooperativas de catadores, que cumprem importante papel na coleta, tratamento e distribuição de resíduos para reciclagem.

O que são aparas?

Os resíduos sólidos chegam ao descarte de diferentes formas. Pode ser na forma de produto final, caso, por exemplo, dos papeis de jornal e embalagens plásticas.

O nosso caso são as aparas. Elas são produto de um descarte industrial, normalmente em grandes volumes. As aparas são sobras de materiais produzidas durante o processo de fabricação, podendo ocorrer na forma de papel, papelão, plástico ou metal.

Pois é desse material que a indústria de reciclagem mais precisa, porque lá ele será novamente processado e transformado em insumos para a produção de outros bens de consumo e produção.

O que é reciclagem de resíduos?

A reciclagem é esse processo em que os resíduos são armazenados, coletados, transportados, separados, tratados e processados, até se transformarem novamente em matéria-prima.

Cada material é submetido a um tratamento diferente para se tornar novamente matéria-prima. No caso dos metais, por exemplo, após o processo de separação e limpeza, eles são triturados e derretidos antes de voltarem ao estado de insumo básico.

Esse novo insumo é vendido para as indústrias de transformação. O mesmo acontece com todo tipo de resíduo sólido para o qual já foi desenvolvida uma tecnologia de reciclagem.

Aparas e reciclagem de resíduos gerando renda

A melhor notícia para quem produz aparas e outros tipos de resíduos sólidos recicláveis é que a revenda desses materiais pode gerar uma renda extra para a empresa.

Se você está na região metropolitana de São Paulo, entre em contato com a Aparas Macedo para fazer uma cotação. Após o fechamento do negócio, a empresa vai até o seu galpão e recolhe o material, que será transportado para o seu pátio para passar pelo devido tratamento antes de ir para a reciclagem.

A grande vantagem das aparas, que as tornam mais desejadas e cobiçadas pela indústria da reciclagem, é que o material chega mais puro, livre de contaminação por outros materiais, já que é descartado diretamente da produção, o que vale tanto para metais quanto para papel e plástico.

Gostou da informação sobre aparas e reciclagem de resíduos? Que ótimo! Sugerimos que você assista a este vídeo bem interessante para reforçar o conteúdo do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *