Por que e como fazer gerenciamento de resíduos nas empresas?

O aumento da produção de resíduos e a crescente preocupação com as questões ambientais motivam os diversos agentes da sociedade, sobretudo as empresas, a procurarem saber como fazer gerenciamento de resíduos. De acordo com Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), em 2014, cada brasileiro descartava cerca de 1 Kg de resíduos ao dia, fora o descarte das empresas, que se somadas perfaziam um total de aproximadamente 80 milhões de toneladas.

Reciclagem e gerenciamento de resíduos sólidos

Cerca de 32% de todo resíduo descartado diariamente é reciclável, porém, segundo dados da ONG Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), apenas 3% é reciclado. Ou seja, mais de 74 toneladas de resíduos são jogadas indevidamente, todos os dias, em lixões ou aterros. A ausência de reciclagem e gerenciamento de resíduos sólidos causa um prejuízo anual de R$ 8 bilhões à sociedade.

Procedimento para gerenciamento de resíduos

O procedimento para gerenciamento de resíduos sólidos envolve um conjunto de ações de gestão, planejadas e implementadas com o objetivo de minimizar a geração de resíduos e proporcionar aos rejeitos gerados, a adequada coleta, armazenamento, tratamento, transporte e destinação final adequada. A gestão e gerenciamento de resíduos sólidos visa a preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente, além de gerar vantagem competitiva perante a concorrência.

O plano de gerenciamento de resíduos sólidos

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei 12.305/2010) regulamentada pelo Decreto 7.404/2010, todos os geradores de resíduos sólidos, exceto os caracterizados como agentes de limpeza urbana, são obrigados a elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Esse documento serve para demonstrar a capacidade de uma empresa dar uma destinação final ambientalmente adequada aos seus resíduos. A pena para os que não cumprirem com a determinação da lei, inicia com a perda de licença de operação, passa pela aplicação de multas e pode chegar até a reclusão por período de 3 anos.

Serviço de gerenciamento de resíduos industriais

Se você procura por um serviço de gerenciamento de resíduos industriais, saiba que existem algumas empresas que realizam essa atividade. Porém, a Aparas Macedo é uma empresa de referência em sustentabilidade e gestão de resíduos em São Paulo, grande SP e interior, e se destaca nesse mercado pela eficiência e confiabilidade de suas ações no gerenciamento de resíduos e reciclagem.

Tratamento e gerenciamento de resíduos sólidos

Atuando também no tratamento e gerenciamento integrado de resíduos sólidos, a Aparas Macedo conta com uma equipe altamente capacitada e infraestrutura dedicada, além da experiência de mais de 25 anos em descarte de resíduos têxteis, de construção civil, cosméticos, oficinas mecânicas, descarte de resíduos eletrônicos, de frigoríficos, gráficos, restaurante, entre outros. Consulte-nos e saiba mais sobre nossa atuação no descarte de resíduos tecnológicos e descarte de resíduos de usinagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *