Onde descartar madeira em SP e resíduos da construção civil?

O descarte correto é um dos grandes problemas com relação à madeira. Muitos municípios do país sofrem com o acúmulo de entulho gerado pelo descarte incorreto do resíduo nas ruas, praças, terrenos, espaço público em geral e até mesmo nos rios. Em São Paulo e na região metropolitana, inciativas públicas e privadas vêm contribuindo com a destinação correta do material. Saiba onde descartar madeira em SP e outros resíduos como os da construção civil, de forma segura.

Como descartar restos de madeira?

A madeira que existe em móveis velhos, como armários, mesas, sofás e diversos outros detritos, além dos resíduos utilizados pela construção civil e os produzidos pelas empresas, sempre são reaproveitáveis e podem ser reciclados, mas, para isso, deve-se descartar restos de madeira da maneira correta e nos locais adequados.

Existem empresas que se especializaram na reciclagem de madeira, criando parcerias com outras companhias, cooperativas e associações de catadores para o recolhimento e processamento desse material. Essas ações são ótimas formas de promover o cooperativismo social, além de permitirem uma destinação adequada aos resíduos que, ao invés disso, causariam transtorno nas ruas e ao meio ambiente.

Como encontrar um local para descarte de madeira?

Quando se tem um pequeno volume de resíduos (até 1m³/dia ou o equivalente a uma caixa d’água de mil litros), na capital paulista, a solução está nos Ecopontos, que são locais para descarte de madeira e entulho, de maneira voluntária. Existem mais de 100 unidades disponíveis para a população, distribuídas nas zonas norte, sul, leste, oeste e central.

Já no caso de grandes empresas geradoras de volumes elevados de resíduos, como indústrias moveleiras ou construtoras, por exemplo, por exigência da Lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) é necessário contratar companhias especializadas na gestão dos materiais inservíveis. Elas são responsáveis pelo local para descarte de madeira adequado para seu processamento, tratamento e reciclagem.

Grandes volumes: saiba onde descartar madeira em São Paulo

Uma das empresas de referência nesse ramo, a Aparas Macedo tem muita experiência na gestão do descarte de madeira. Localizada em Osasco, na Grande São Paulo, a companhia possui estrutura de qualidade para coleta em toda a região, transporte e manejo do material, promovendo tratamento adequado aos resíduos.

Colocando a sustentabilidade em primeiro lugar, a Aparas Macedo fornece toda a documentação necessária a quem procura onde descartar madeira em São Paulo, pois é licenciada e aprovada pela CETESB. Tudo com muita rapidez, tranquilidade, qualidade e segurança.

Atenção ao descarte irregular de madeira

O descarte irregular de madeira ou lixo é crime ambiental, passível de multa e até mesmo detenção. O valor da infração varia de acordo com o município. Na capital, por exemplo, quem for flagrado descartando mais de 50 quilos de lixo ou entulho em local proibido pode ter que desembolsar até R$ 15 mil. Só em 2018, foram quase 5 mil autuações realizadas pela fiscalização.

Precisa de ajuda para descartar madeira em SP e na região metropolitana? Conte com a gente! Entre em contato e solicite o seu orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *