Onde descartar aparas de papel jornal na Grande São Paulo?

São poucos os que ainda desconhecem a necessidade de se fazer o correto descarte dos resíduos sólidos, dentre eles as aparas de papel jornal. O problema é que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as práticas corretas.

Se é assim, nada mais recomendável que tratarmos o tema, de modo que as pessoas possam aprender a criar suas próprias políticas de descarte de materiais como plástico, papel, garrafas e outros resíduos sólidos.

Como fazer o descarte de resíduos sólidos e papel jornal

Aliás, a primeira coisa que devemos aprender sobre o descarte de resíduos é que devemos separar os resíduos sólidos dos orgânicos.

No caso, especificamente, do papel, o reaproveitamento só será possível se o material estiver livre de resíduos orgânicos, como gordura e restos de comida. Isso inclui, evidentemente, o papel jornal, que deve ser mantido em separado de outros resíduos. Além disso, para serem encaminhadas para a reciclagem, é necessário que as aparas de papel estejam secas.

Sendo assim, para que tenhamos um processo limpo e eficaz, o ideal é que cada tipo de resíduo seja acondicionado em um recipiente. No caso do papel, as aparas devem ter um recipiente exclusivo, de modo a preservar a integridade do material e o seu valor para a reciclagem.

O mesmo deve ser feito com outros materiais, principalmente resíduos plásticos e de vidro, pois também podem ser enviados para a reciclagem.

Ainda quanto ao papel, você deve excluir elementos como papel higiênico, fitas crepe, etiquetas, papel toalha, papel carbono, fotografias e outros papéis plastificados, pois esses materiais não são recicláveis e podem ter outras formas de reaproveitamento.

Caixas de papelão e cartolina também são considerados recicláveis. Apesar de seus aspectos, o processo de fabricação desses materiais é o mesmo do papel comum. Sendo assim, podem ser enfardados e encaminhados para a reciclagem.

Onde descartar na Grande São Paulo?

Para que a indústria da reciclagem funcione é preciso, no entanto, que haja quem se responsabilize por fazer a coleta de papel para reciclagem, que dê o devido tratamento ao material, que o enfarde e entregue às indústrias prontos para voltarem ao processo de fabricação.

Essas empresas são conhecidas como “aparistas”. A mais tradicional da Grande São Paulo em compra e venda de papel jornal, além de outros resíduos de papel e outros materiais, é a Aparas Macedo.

Localizada em Osasco, na Av. Dr. Mauro Lindemberg Monteiro 533, Santa Fé, a Aparas Macedo atende a toda região metropolitana da capital.

O processo é muito simples. Você entra em contato conosco e faz a solicitação de um orçamento, que pode ser para a venda de resíduos ou compra de fardos de papel.

A Aparas Macedo vai até o seu endereço e efetua a compra dos resíduos de papel, que são levados para um dos pátios da empresa. Lá chegando, passam pelo tratamento necessário para que o material esteja pronto para ser reutilizado, como matéria-prima, pela indústria de reciclagem, dando origem a novos produtos.

Assim, evitamos seu descarte no meio ambiente e reduzimos a necessidade de extração de recursos naturais, contribuindo em duas frentes para a preservação do equilíbrio ambiental.

Atuamos, também, na compra e venda de plásticos, madeira, pallets e outros materiais recicláveis.

Somos especialistas em descarte de madeira, compra e venda de sucatas de ferro, gerenciamento de resíduos, descaracterização de produtos e destruição de arquivo morto.

Entre em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *