O que são aparas de papel misto e como podem ser recicladas?

A coleta de aparas de papel misto para reciclagem é parte de uma cadeia de procedimentos sustentáveis, cujo grande benefício para o meio ambiente é evitar o descarte do mesmo em rios, córregos, encostas e lixões, como medida de combate à poluição, enchentes e desastres ambientais.

Para as devidas apresentações, o papel misto nada mais é que a mistura de diferentes texturas e cores de papéis. As aparas de papel misto são produzidas em grandes quantidades, seja pela indústria gráfica, seja pelos consumidores. Encontramos esse tipo de material em folhetos de propaganda, cardápios e revistas, entre outros produtos.

A boa notícia é que esse tipo de material é totalmente reciclável, contanto que respeitadas algumas condições. As aparas de papel misto não podem estar contaminadas com gordura, restos de alimento e alguns tipos de tintas.

É por isso que a responsabilidade pela reaproveitabilidade do material recai, primeiramente, sobre o usuário e aquele que produz o lixo.

Como deve ser feito o descarte das aparas de papel misto?

Cabe a quem produz as aparas de papel misto fazer o descarte de forma correta. A começar pela separação cuidadosa do material, que deve ter um recipiente exclusivo para ser armazenado até o descarte final.

Esse recipiente deve ser limpo e seco. O papel não deve ser amassado, pois isso desvaloriza o material. Ao descartar o material adequadamente, você estará facilitando o trabalho das cooperativas de catadores, que, além de coletar as aparas, fazem também a triagem, o tratamento e o enfardamento do material.

Para empresas que produzem grande quantidade de sucata de papel, a melhor opção é contratar empresas aparistas. Elas movimentam o mercado de compra e venda de materiais recicláveis, fazendo a ponte entre o descarte e o reaproveitamento pela indústria de reciclagem.

Além de possuírem grandes estruturas de transporte, armazenagem, tratamento e revenda de aparas de papel misto, as empresas compram o material em grandes volumes. Sendo assim, você pode lucrar com um material que seria descartado, possivelmente de forma incorreta.

Se você está na região da Grande São Paulo e produz grandes quantidades de aparas de papel misto e outros materiais recicláveis, entre em contato com a Aparas Macedo. Atendemos com agilidade e pagamos preço justo pelos materiais.

Quais os benefícios da reciclagem de papel?

Os benefícios obtidos com a reciclagem de papel são de ordem econômica, ambiental e social. Além de evitar o descarte incorreto desse material no meio ambiente, que gera poluição e coloca em risco populações ribeirinhas e animais, por conta de enchentes e contaminação da água, a reciclagem aumenta o ciclo do papel na economia, reduzindo, dessa forma, a necessidade de que os recursos sejam extraídos diretamente da natureza.

Do ponto de vista social, gera renda para milhares de pessoas que obtêm seu sustento do trabalho nas cooperativas de catadores, beneficiando com isso também a economia, com a geração de consumo. Sem contar com as empresas aparistas e as indústrias da reciclagem, que geram emprego e atividade econômica. Esperamos que o conteúdo tenha sido útil. Para complementar a leitura, sugerimos que você assista a este vídeo sobre o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *