O que fazer com aparas de jornal, revistas e encartes em geral?

Nos dias atuais, a impressão de grandes tiragens de informes em papel, como jornais, revistas e encartes em geral vem sendo reduzida. A aumento do uso da internet fez com que o papel jornal, tão abundante há tempos atrás, desaparecesse do mercado e se tornasse mais caro. Mas, se você ainda tem esse material em sua casa ou empresa, sabe o que fazer com aparas de jornal, revistas e encartes? Confira!

O que são aparas de jornal, revistas e encartes?

As aparas de jornal, revistas e encartes são sobras de material encalhado nas bancas e restos do processo produtivo de empresas jornalísticas, editoras e gráficas. Geralmente são papeis de baixo custo e pouca resistência.

Quanto ao processo de fabricação do papel jornal, ele difere de outros mais nobres. Seu preparo é executado de modo mais “grosseiro” em relação ao papel tradicional. Nesse caso, a polpa de celulose não é filtrada, ou seja, as impurezas não são retiradas antes de entrarem no processo.

A matéria-prima fica mais barata, mas os contaminantes tornam a decomposição da celulose mais rápida. O papel jornal pronto acaba sendo mais vulnerável à ação do tempo e, portanto, menos durável.

Como as aparas de papel jornal e afins são reutilizadas?

Por serem resíduos muito flexíveis e versáteis, existem diversas áreas onde as aparas de papel jornal são constantemente reutilizadas. São aplicações que diferem e muito de sua função original de levar informações às pessoas.

A reutilização de aparas de jornal acontece em lava-rápidos, onde, após a lavagem, são colocadas nos pisos dos automóveis para absorção de água dos calçados do motorista ou dos passageiros.

Pet shops também utilizam aparas de jornal para manter a higiene evitando que fezes e urina dos bichos tenham contato com os ambientes. Já indústrias metalúrgicas utilizam o papel para fazer moldes de produção.

Em processos de fabricação de bandejas de ovos e telhas, da mesma forma, é comum o uso de aparas de jornal, revistas ou encartes. Nesse caso podem ser aproveitados papeis coloridos a fim de dar cores diferentes às peças.

Outros campos em que as aparas de jornal são matéria-prima são o artesanato e a decoupage. Técnicas próprias são aplicadas com o resíduo para construir artefatos, objetos ou transformar superfícies de forma muito interessante (veja o vídeo abaixo).

O que fazer com sobras de jornal, revistas e encartes?

Uma boa opção para dar um destino correto às aparas de jornais, revistas e encartes em geral é vende-las às empresas do ramo, as chamadas aparistas. Elas têm grande necessidade desse tipo de resíduo e costumam ter muito interesse na compra.

As empresas de aparas adquirem o papel jornal em grandes quantidades de fábricas, gráficas, editoras, distribuidoras, condomínios e de cooperativas de catadores, por exemplo. Depois disso é feita uma seleção do material e sua devida classificação.

A separação é parte fundamental do processo, já que a ação possibilita a melhoria da atividade de reciclagem. Além disso, a empresa de aparas de papel tem função importante no processo de comercialização do material. É ela que, depois da triagem, prensa e enfarda o material, despachando-o para as recicladoras.

Tem aparas de jornal, revista ou encartes? Quer ganhar dinheiro com isso? Então não perca tempo e entre em contato com a Aparas Macedo. Atendimento em SP capital e região metropolitana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *