O Policarbonato é reciclável? Saiba como reaproveitar esse resíduo!

A resposta é sim! O policarbonato é reciclável. Os resíduos pós-consumo desse material podem ser reaproveitados após utilização ou serem reciclados perfeitamente. Isso é uma boa notícia já que o uso dele vem crescendo muito em alguns segmentos de consumo.

Leia esse artigo e entenda um pouco mais sobre a reciclagem do policarbonato, características do material e como dar destinação adequada a ele.

O que é e para que é usado o policarbonato?

O policarbonato (PC) é um termoplástico, que é um tipo de material que amolece ao ser aquecido e endurece quando resfriado. Ele pode possuir diversas formulações, também chamadas de “grades”, além de várias blendas como PC/ABS e PC/PBT, por exemplo.

O material é bastante utilizado na construção civil por suas características e benefícios nas instalações. Vidraças, caixas de ar condicionado, telhas e divisórias são alguns dos itens que podem ser feitos com PC. Em menor escala, encontramos o policarbonato nos CDs, DVDs, óculos de sol, faróis de carros, embalagens, eletrodomésticos, entre outros.

Quais as principais características do policarbonato?

Estima-se que o policarbonato seja 250 vezes mais resistente que o vidro e 30 vezes mais rígido que o acrílico. O PC também é auto extinguível, ou seja, não propaga chama nem gases atóxicos, não sofre degradação com raios solares e apresenta ótima transmissão de luz.

Devido a essas propriedades, o policarbonato, na construção civil, é ideal para áreas externas e coberturas que exijam luz natural. Também é muito utilizado em decoração já que sua maleabilidade permite que tome diversas formas.

O policarbonato é sustentável?

O policarbonato pode ser considerado um elemento altamente sustentável e ecologicamente correto, pois além de ser reciclável, possibilita a passagem da luz natural nos ambientes, o que reduz a necessidade de iluminação artificial. Além disso, existem tipos de PC que possuem baixa absorção de calor, reduzindo a temperatura interna nas edificações.

Como reaproveitar o policarbonato?

O policarbonato pode ser reaproveitado, basicamente, através da reciclagem, por isso é importante fazer a separação correta desse resíduo no lixo domiciliar ou industrial. Através da coleta seletiva, o plástico PC pode ser encaminhado para empresas que cuidam do processamento e reaproveitamento do material.

A reciclagem do policarbonato pode ser mecânica ou química. Na mecânica, que é a mais usada, o produto passa pelas etapas de seleção, moagem, lavagem, secagem, aglutinação e reprocessamento.

Já na reciclagem química, há um processo de despolimerização do policarbonato através de produtos específicos. Nos dois tipos de reciclagem, o PC virgem pode ser adicionado aos processos com o objetivo de melhorar as propriedades do produto final.

De acordo com um estudo de reciclagem de materiais publicado na Revista Matéria da UFRJ (2008), o policarbonato reciclado apresenta resistência à tração, impacto e dureza superficiais muito similares ao do virgem, o que revela um ótimo desempenho mecânico e indicam que ele pode ser usado, com segurança, em novos produtos.

Quem compra e vende policarbonato?

Se você tem policarbonato para vender ou quer comprar o material para reciclar, você pode contar com o serviço da Aparas Macedo. Localizada em Osasco-SP, a empresa aparista realiza o comércio de PC contribuindo com o meio ambiente ao evitar o descarte inadequado desse material.

A Aparas Macedo compra plástico PC pós indústria, em peças ou chapas, em diversas quantidades, separa-o por lotes e as vende para fábricas que reaproveitam o resíduo.

Agora você já sabe como reaproveitar esse material. Quer saber mais sobre o comércio de aparas de policarbonato? Então, fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *