Mercado de aparas de papel 2021: dados e indicadores

O mercado de aparas de papel 2021, assim como praticamente todos os ramos comerciais e industriais existentes, tem sofrido grandes mudanças com o atual cenário causado pela Covid-19.

O ano de 2020, marcado pela ainda persistente pandemia do novo coronavírus, foi bastante atípico. Após mais de um ano desde o início dessa calamidade da saúde, ainda é possível perceber impactos significativos no comércio e na economia de todo o país.

Infelizmente, essas consequências são muito perceptíveis no mercado de aparas de papel 2021 também.

Por que o mercado de aparas de papel 2021 tem sido tão impactado?

A compra e venda de sobras de papéis, feita por empresas aparistas, tem uma função fundamental de manter a produção de embalagens e outros produtos que usam esses materiais.

O mercado de aparas de papel 2021 tem participação significativa no processo de reciclagem, sendo uma das grandes responsáveis pelo fornecimento de retalhos de papéis para as indústrias recicladoras.

A partir dessa atividade, que engloba todo o trabalho logístico e uma série de trabalhadores, como os catadores, é possível manter a circulação e comercialização de diversos produtos. Afinal, usamos papéis em praticamente tudo!

Com as catástrofes ocasionadas pela atual pandemia, não seria nenhuma novidade que os mercados, indústrias e comércios sofressem baixas nas demandas. E na situação do mercado de aparas de papel 2021 isso também é muito percebido.

Dados sobre o mercado de aparas de papel 2021

Alguns dados da Anguti Estatística indicam os grandes impactos observados ao longo do ano de 2020 e que prometem se repetir nos próximos meses.

Enquanto no ano de 2018 a estimativa mensal de consumo de aparas de papel chegou a cerca de 450 mil toneladas, no ano de 2020 esse consumo se manteve abaixo da linha das 400 mil toneladas.

Esses dados são reflexos da estagnação comercial e industrial observadas no ano de 2020. Devido aos problemas de saúde pública, somadas ao isolamento social, os mercados têm sofrido grandes baixas.

Isso porque, com o fechamento de lojas e shoppings, além de restrições no funcionamento de indústrias, a demanda por produtos caiu consideravelmente. Assim, o mercado de aparas de papel que se mantinha bastante aquecido nos anos anteriores, tem sido prejudicado.

E o problema não para por aí! Em janeiro de 2021 entrou em vigor o sistema de Manifestação do Transporte de Resíduos (MTR), que também trouxe alguns efeitos negativos para esse comércio.

O sistema MTR e as consequências para o mercado de aparas de papel 2021

O MTR nada mais é do que uma legislação que rege sobre a obrigatoriedade de emissão de documentos pelos aparistas em caso de entrega de material para a indústria.

Alguns estados já tinham essa legislação vigente, a diferença é que agora isso também passa a ser uma obrigatoriedade para os pequenos coletores de materiais recicláveis e ferros velhos.

Esses trabalhadores, que normalmente são pessoas mais humildes e de baixa escolaridade, terão que emitir esse documento também, o que será um grande impasse para o mercado de aparas de papel 2021.

Além de todas as dificuldades para esses catadores pelo risco de contaminação e falta de equipamento de segurança, essa nova legislação também contribui para dificultar ainda mais o processo de compra e venda das sobras de papéis.

O ano de 2021 começou há pouco, mas ainda promete alguns desafios consideráveis para a economia. Por isso, é importante ficar atento às possíveis incertezas e mudanças que ainda possam acontecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *