Entre no mercado de compra e venda de aparas de plástico

A compra e venda de aparas de plástico é parte de uma poderosa indústria, que movimenta bilhões, e deixa de movimentar outros tantos, no Brasil.

Se a indústria de reciclagem deixa de movimentar cerca de R$ 14 bilhões anuais é porque ainda falta muita informação sobre o tema.

Quando se trata da indústria do plástico, aí é que podemos perceber o enorme potencial de geração de riquezas, principalmente para as economias locais, com geração de atividade econômica, renda e riqueza.

Para termos uma ideia, a indústria de transformação do plástico produziu, no ano de 2017, 6,13 milhões de toneladas, chegando a um faturamento de R$ 65,8 bilhões.

Compra e venda de aparas de plástico x poluição

Onde fica a boa e a má notícia nesses números?

A boa notícia é que o Brasil é o quarto produtor do mundo e a indústria do plástico gera mais de 300 mil empregos no país. A má notícia vem quando perguntamos para onde vão os resíduos produzidos por essas 6,13 milhões de toneladas de plástico.

E a resposta não é nada satisfatória. Grande parte desse material vira poluição, destruição e morte. As imagens são fartas mostrando o comprometimento de rios, córregos e até oceanos pela poluição do plástico.

Trata-se, reconhecidamente, de um dos mais difíceis desafios da humanidade, porque além do poder de destruição, o plástico é um material que demora a se degradar no meio ambiente, podendo levar centenas de ano.

Tem outro aspecto que é a dependência do petróleo, principal matéria-prima da indústria de plástico, embora haja empresas que busquem investir em outros insumos, como cana-de-açúcar, milho e outros.

A melhor saída, no entanto, é a reciclagem. Além de reduzir a necessidade de extração de matéria-prima no meio ambiente, seja o petróleo ou qualquer outro recurso, a reciclagem ataca frontalmente o descarte inconsequente e irresponsável dos resíduos de plástico na natureza.

Nesse aspecto, a atividade de compra e venda de aparas de plástico exerce um papel primordial. Empresas que trabalham nesse segmento são as responsáveis por movimentar a matéria-prima. Elas fazem a coleta, transporte e tratamento do material. Compram da sua empresa e revendem para a indústria de transformação de plástico.

Como participar do mercado de compra e venda de aparas de plástico?

Qualquer um pode participar do mercado de compra e venda de aparas de plástico. Afinal de contas, o plástico está por todo lado, principalmente nas embalagens e sacolas de supermercado.

As aparas são sobras da atividade industrial, mas qualquer sucata de plástico tem valor econômico. É só questão de você criar em sua empresa ou em sua casa uma rotina de separação do lixo. Latas de alumínio, plástico, papel e papelão, por exemplo, são materiais bastante comprados pelas empresas aparistas.

Essas empresas são as responsáveis pela compra, venda, coleta, transporte, tratamento e enfardamento dos materiais para reciclagem.

Se você está na Grande São Paulo, conheça a Aparas Macedo. Temos toda a estrutura necessária para transformar suas aparas de plástico em dinheiro.

Sugerimos, para aprofundar o tema, que você assista a este vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *