Compra de PVC para reciclagem: quais são os benefícios?

Nosso tema da vez é reciclagem de PVC. Vamos falar sobre os benefícios da compra de PVC para reciclagem e sobre como esse processo acontece na prática.

Quando falamos em PVC, policloreto de polivinila, logo lembramo-nos dos tubos e conexões feitos desse material, que na verdade é uma espécie de plástico muito resistente, produzido com cloro e eteno, um material obtido por meio do processamento do petróleo. A esse composto são aplicados os plastificantes, que conferem maleabilidade ao material.

Além de ser usado na produção dos conhecidos canos e conexões em PVC, esse material pode ser aproveitado na construção de pisos, solados e embalagens, entre outros itens. Os tubos usados na construção civil têm média de vida superior a 60 anos.

A importância da reciclagem de PVC no Brasil e no mundo

Apesar de sua aplicabilidade e versatilidade, a produção e o descarte do PVC são problemas que precisam ser enfrentados. Além dos riscos ambientais, esse material representa também riscos para a saúde humana.

Durante o processo de produção do PVC, são liberadas substâncias nocivas no meio ambiente, que, além de prejudiciais, são persistentes, tóxicas e biocumulativas (capazes de penetrar no tecido dos seres vivos). Entre as doenças cuja origem pode estar ligada a essas substâncias está o câncer e algumas lesões cerebrais.

Com relação ao descarte, vale lembrar que o PVC é um plástico, um dos materiais líderes na capacidade de poluir por muito tempo. O tempo de decomposição desse tipo de material na natureza é de 200 a 600 anos. Para piorar a situação, os materiais plásticos correspondem a 20% dos resíduos presentes nos aterros sanitários.

Para atenuar esse problema, utiliza-se o processo de incineração desses resíduos. O problema é que o material resistente à decomposição se transforma em gases tóxicos, que retornarão, de alguma outra forma, ao meio ambiente.

Sendo assim, a reciclagem do PVC é uma excelente opção para pelo menos evitar-se o descarte desse tipo de material no meio ambiente.

Como é feita a reciclagem de PVC?

A reciclagem de PVC é um processo bem simples, contanto que seja feita a correta separação do resíduo. Consiste em:

  • separação mecânica;
  • moagem;
  • lavagem;
  • secagem;
  • processamento.

Outra solução é o reaproveitamento do material. Canos de PVC podem ser reutilizados em outras funções, como na criação de utilitários, como prateleiras, jardineiras, cadeiras e outros objetos. Tudo depende da criatividade.

O importante é que o PVC não seja descartado na natureza.

Benefícios da compra de PVC para reciclar

Além do processo simples de reciclagem, vale lembrar que o PVC é um material 100% reciclável, o que garante ganho em produtividade e lucratividade para o seu negócio.

Além disso, é um material abundante e, por isso mesmo, de fácil obtenção. Sem contar que você estará colaborando para a melhora das condições de vida no planeta, o que vale, também, para quem faz a compra de PVC reciclado.

Quem já ouviu falar de Marketing Societal sabe da importância das políticas sustentáveis para a reputação de uma marca. Tê-las e divulgá-las é uma boa política para empresas que querem ser bem vistas por uma sociedade cada vez mais consciente da necessidade de preservar os recursos naturais e as condições de vida no planeta.

Sugerimos, enfim, para complementar a leitura, que você assista a este vídeo, que mostra somente uma ínfima parcela, sem deixar de ser aterradora, dos prejuízos causados pelo descarte de plástico, como o PVC, na natureza.

2 Comentários

    • Prezado Marcelo,
      Compramos sim! Por favor, entre em contato com o nosso departamento de compra e venda para conversarmos, através dos dados abaixo de atendimento:

      Telefone PABX:
      (11) 4247-2732

      Email: contato@aparasmacedo.com.br

      Localização Fábrica:
      Av. Dr. Mauro Lindemberg Monteiro, 533
      Osasco – SP | CEP 06278-010

      Estamos a sua disposição!
      APARAS MACEDO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *