Como faturar com o descarte de papel para reciclagem em SP?

O descarte de papel para reciclagem é uma prática que vem ganhando força no Brasil, embora ainda haja espaço para crescer muito, beneficiando a sociedade de diversas formas.

O Brasil se orgulha de ter toda sua produção de celulose, a matéria-prima do papel, proveniente de florestas replantadas, o que, sim, é uma grande notícia, mas mesmo no que diz respeito às políticas de reflorestamento há uma série de problemas relacionados.

Plantar florestas de pinus e eucalipto se transformou em um ótimo negócio, mas são constantes as denúncias de que os trabalhadores envolvidos nessa atividade estão sujeitos a condições degradantes de trabalho.

Existe o fator humano, mas também o ambiental, uma vez que as áreas de replantio acabam por se assemelhar a verdadeiras monoculturas, eliminando a diversidade dessas áreas. Sem contar que autoridades no assunto temem a ocorrência de impactos hidrológicos decorrentes da ocupação das margens dos manguezais pelas florestas replantadas.

Importância do descarte de papel para reciclagem

Do outro lado dessa cadeia estamos nós, os consumidores do papel que é produzido a partir da extração da celulose das árvores de pinus e eucaliptos oriundas das florestas replantadas.

O nosso papel é reduzir a relevância do embate envolvendo produtores e ambientalistas. Isso pode ser feito com uma simples medida, que é adotar o descarte de papel para reciclagem.

Isso significa, ao mesmo tempo, reduzir o descarte desse tipo de material no meio ambiente e também a necessidade de extração de matéria-prima das florestas, sejam elas replantadas ou não. Embora saibamos que existe um mercado externo para o papel produzido no Brasil, tanto que a exportação de celulose aumentou 3,1% e de papel 4,1% só no primeiro semestre de 2019.

O que precisamos, enfim, é fazer a nossa parte, que é fortalecer a indústria de reciclagem de papel, alterando o equilíbrio entre a matéria-prima in natura e a reciclada nas linhas de produção. A matéria-prima reciclada, entre outras vantagens, consume quatro vezes menos água e energia em seu processo de fabricação.

Como fazer o descarte de papel para reciclagem?

É importante entender como funciona a indústria da reciclagem. O papel reciclado é obtido por meio da transformação dos resíduos de papel novamente em pasta de celulose.

Isso é feito nas indústrias de reciclagem, onde os fardos de papel passam por um processo de maceração, purificação, preparação e prensagem, até se transformarem novamente em matéria-prima para a indústria de papel e embalagens.

Independentemente da quantidade de papel que sua família ou sua empresa produzam, fazer a separação dos resíduos de papel é fundamental. O papel para reciclagem deve ser separado de outros materiais e armazenado num recipiente seco.

Vale ressaltar que esse material tem valor econômico, pois, produzido em grandes quantidades, é comprado por empresas aparistas, que movimentam a cadeia de suprimentos da indústria da reciclagem.

É o caso da Aparas Macedo, que atua na região metropolitana de São Paulo. Nós compramos grandes quantidades de sucata de papel, transportamos, fazemos a triagem do material e revendemos para a indústria de reciclagem.

Se você produz sucata de papel em grandes quantidades é só entrar em contato. Atendemos rápido e com preço justo.

Para complementar o conteúdo sobre descarte de papel para reciclagem, sugerimos que você assista a este vídeo:

2 Comentários

  1. Bom dia.
    Trabalho com Gerenciamento de Resíduos Recicláveis e consigo armazenar uma quantidade de papelão e gostaria de saber se vocês compram aqui em Pernambuco?
    Fone: 81 98713-0400 Zap

    • Prezado Jonatas,
      Por favor, entre em contato com o nosso departamento de compra e venda para conversarmos, através dos dados abaixo de atendimento, para conversarmos sobre essa sua necessidade:

      Telefone PABX:
      (11) 4247-2732

      Email: contato@aparasmacedo.com.br

      Localização Fábrica:
      Av. Dr. Mauro Lindemberg Monteiro, 533
      Osasco – SP | CEP 06278-010

      Estamos a sua disposição!
      APARAS MACEDO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *