Como é feita a reciclagem de tubos de papelão usados?

Você sabe o que fazer com os tubos de papelão usados? Há muitas alternativas, sendo a pior delas o descarte desses resíduos na natureza, uma vez que são poluentes e podem contribuir com a ocorrência de graves danos ambientais.

Os tubos de papelão são fartamente utilizados nas mais diversas atividades humanas. Dentro do ambiente doméstico, estamos acostumados a lidar com eles como suporte para papel toalha e papel sanitário. É comum, também, ver tubos de papelão usados como suporte em rolos de papel celofane e outros tipos de papel.

Aliás, falando em papel, a melhor forma de introduzir a necessidade e a viabilidade da reciclagem de tubos de papelão usados é reconhecer que eles são feitos da mesma matéria-prima do papel.

A indústria da reciclagem é uma atividade econômica cujo papel é transformar resíduos sólidos em matéria-prima, aumentando o ciclo de vida dos recursos naturais na economia. É o que acontece quando reciclamos tubos de papelão usados. O resíduo, que seria destinado aos lixões ou a poluir leitos de córregos, rios e lagos, continua na economia.

Reciclagem de tubos de papelão usados

Já reconhecemos aqui que os tubos de papelão usados foram feitos da mesma matéria-prima, a celulose, que os demais tipos de papel.

Sendo assim, o processo pelo qual devem passar os tubos de papelão usados deve ser o mesmo que o dos demais tipos de papel e papelão.

Isso significa que, dentro do âmbito doméstico ou industrial, esse material deve ser separado e armazenado juntamente com os demais resíduos de papel e papelão, sempre em recipientes secos e a salvo de qualquer tipo de umidade.

O passo seguinte é você fazer o descarte correto, que é doar o material a cooperativas de catadores, que farão a coleta, o tratamento e a revenda do material, ou, em caso de grandes quantidades, vender os tubos de papelão usados, junto com os demais resíduos sólidos, para uma empresa aparista.

Papel das empresas aparistas dentro da indústria da reciclagem

As empresas aparistas são quem, verdadeiramente, movimentam a cadeia de suprimentos da indústria da reciclagem.

Elas compram o material de empresas, cooperativas e sucateiros, fazem a coleta, o transporte, a armazenagem, a separação e o tratamento do material. Esse tratamento é fundamental para garantir o maior valor para o papelão.

O material pronto é enfardado e vendido às usinas de reciclagem, onde passam pelo processo de transformação do lixo em matéria-prima reciclada.

Como é o processo de reciclagem dos tubos de papelão usados?

O processo de transformação do lixo em matéria-prima ocorre nas usinas de reciclagem, onde o material é recepcionado e encaminhado para processamento.

O papelão vai para um equipamento chamado hidrapulper, que é semelhante a um grande liquidificador, onde todos os fardos são misturados, transformados numa massa.

Essa massa é caminhada para o setor de limpeza, onde são retirados resíduos de metal, areia, plástico e outras partículas.

Em seguida, é retirada a sobra de água utilizada no processo de limpeza, dando origem à pura pasta de celulose, que é prensada e transformada em folhas, que são a matéria-prima a ser comercializada com os mais diversos segmentos da indústria. Gostou do conteúdo? Que bom! Sugerimos que você assista a este vídeo para complementar o conteúdo do texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *