Como as aparas industriais de plásticos podem ser aproveitadas?

Aparas industriais de plástico são sobras de material produzidas nos processos de fabricação de bens de consumo. Outrora tratadas como lixo, as aparas são vistas hoje como valioso insumo industrial. Além do que, o reaproveitamento desses materiais é uma prática que entrega valiosos benefícios para a sociedade humana e para o meio ambiente.

Do ponto de vista do meio ambiente, vale a pena enfatizar que o plástico é um dos elementos com maior poder de produzir degradação ambiental. A razão são as centenas de anos que esse material leva para se decompor no meio ambiente. Levando-se em conta a grande quantidade que circula na economia, não é difícil imaginar a iminência de um desastre ambiental.

Quem nunca viu imagens assustadoras de poluição produzida pelos resíduos de plástico lançados em rios e mares, assim como nos lixões? Incinerados, ainda produzem gases tóxicos. O que nos leva à única saída para melhorar essa realidade, que é aumentar o ciclo de vida desse material na economia.

Reaproveitar o plástico e não jogar fora como lixo comum é a ordem do dia. Na verdade, nem mesmo deve o plástico ser misturado com outros tipos de resíduos. É importante essa separação, pois evita contaminação e valoriza o material, inclusive do ponto de vista de quem produz o resíduo e que pode lucrar com a sua venda.

Por que vender aparas industriais de plásticos?

A indústria da reciclagem é um importante segmento econômico. Estudo da ABIPLAST de 2018 revelou que havia, naquele ano, 716 empresas de reciclagem de plástico no Brasil. Repare que estamos falando apenas de reciclagem do plástico, estando excluídos outros materiais, como vidro, papel e metais.

O faturamento da indústria de reciclagem de plástico foi de R$ 2,4 bilhões e a capacidade instalada era de 1,8 milhão de toneladas. O potencial de crescimento dessa atividade econômica ainda é gigantesco já que naquele ano apenas 991 mil toneladas de plástico passaram pela cadeia de suprimento da indústria da reciclagem.  Isso corresponde a apenas 29,1% do resíduo de plástico produzido no Brasil.

Fica evidente que havia o desafio de ampliar a capacidade instalada, assim como é certo que a oportunidade de negócio existe e a indústria tende a crescer e se sofisticar. Na outra ponta, estão as empresas que produzem as aparas industriais de plástico, que podem ser grandes fornecedores de insumos para a indústria da reciclagem.

A receita extra ainda chega com o benefício tributário, já que a venda de aparas industriais de plástico não é tributada na origem. É uma política de Estado para incentivar que cada vez mais empresas participem dessa corrente para evitar a degradação ambiental decorrente de práticas que podem ser corrigidas pela sociedade.

A sua sucata de plástico será transformada novamente em matéria-prima, que será reutilizada na economia para fabricação de outros bens. Tal processo, além de reduzir a poluição causada pelos plásticos jogados na natureza, reduz a dependência da matéria-prima in natura, o que é vital no caso do plástico, que tem o petróleo como seu principal insumo.

Como vender as aparas industriais de plásticos

Vender as aparas industriais de plásticos é bem simples. Basta você procurar o parceiro certo, que ajude sua empresa com o gerenciamento de resíduos, a fim de valorizar sua sucata, pague preço justo pelas suas aparas e conduza todo o processo de logística, de modo que você tenha pouco com que esquentar a cabeça.

Caso você esteja na grande São Paulo, procure a Aparas Macedo. Temos toda estrutura para prestar um serviço completo, que conecta vendedores, cooperativas e indústria de reciclagem numa cadeia altamente produtiva e geradora de valor para a sociedade.

Gostou do artigo? Ficamos contentes em poder ajudá-lo com informações relevantes. Para enriquecer ainda mais este conteúdo, sugerimos que assista a este vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *