Coleta de aparas: Como funciona esse importante serviço?

A coleta de aparas é um dos processos logísticos da cadeia de suprimentos de uma importante indústria. Trata-se da indústria de reciclagem de papel, papelão, plástico e outros materiais que, na forma de sucata, podem ser novamente transformados em matéria-prima.

A transformação de resíduos sólidos em matéria-prima é uma atividade que dá vida e forma à economia circular, aquela em que a matéria-prima volta continuamente para a economia. Ao contrário do que acontece no processo tradicional, em que os resíduos sólidos são descartados.

Do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, a economia circular ocupa papel preponderante na prevenção da poluição e na preservação dos recursos naturais, uma vez que reduz a dependência deles para a fabricação de bens de produção e de consumo. Os resíduos sólidos que voltam para a economia deixam de produzir poluição na natureza.

Além disso, a economia circular é uma janela aberta para o fortalecimento das economias locais, uma vez que toda a cadeia produtiva da reciclagem pode estar concentrada em um pequeno espaço territorial. A atividade inclui separação, coleta, transporte, tratamento, transformação e reintegração da matéria-prima ao processo produtivo e ao consumo.

Como funciona a indústria da reciclagem?

Podemos dizer que o topo da cadeia da indústria da reciclagem é o consumidor. É ele quem consome o produto final e é em torno de si que gira toda a atividade. Sendo assim, quando pensamos em economia circular o mesmo consumidor passa a ser também a base do processo.

É ele, além da própria indústria, que consome e produz os resíduos. O consumidor a que nos referimos é um ser multifacetado. Consiste nos indivíduos, famílias, condomínios, escritórios, colégios e universidade, comércio, órgãos públicos e até mesmo a própria indústria, que é a principal fonte das aparas.

São casos bem típicos de produção de aparas em larga escala a indústria de artefatos de plástico, a indústria gráfica, a indústria de usinagem e a metalurgia. As aparas, para efeito de esclarecimento, são sobras de matéria-prima decorrentes dos processos industriais.

Essas sobras, assim como todo tipo de sucata reaproveitável pelas usinas de reciclagem, são coletadas, tratadas e levadas para essas usinas. Lá, são processadas e transformadas novamente em matéria-prima, que é revendida aos mais diversos segmentos industriais para a produção de bens de consumo e produção, que serão entregues ao mercado consumidor.

Como funciona a coleta de aparas?

Você reparou que há um hiato entre a produção da sucata e a chegada do material até as usinas de reciclagem.

Esse hiato é a coleta de aparas, assim como o transporte do material. A coleta de aparas faz parte de um processo de logística que envolve as empresas aparistas, que são o pulmão de todo o sistema.

Quando tem grandes quantidades de sucata, você liga para uma empresa aparista. Ela orienta você sobre a forma correta de separar seus resíduos sólidos, para valorizá-los, acerta a compra do material, recolhe, transporta, faz o tratamento, enfarda e revende para as usinas de reciclagem.

Se esse é o seu caso, entre em contato com a Aparas Macedo, referência na região metropolitana de São Paulo. Ajudamos você a ganhar dinheiro com o que você iria jogar fora.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil. Para aprofundar um pouco mais o tema, sugerimos que assista a este vídeo.

2 Comentários

  1. Bom dia!
    Quero começar em breve a trabalhar com reciclagem, a minha pergunta é, se a empresa pode dar alguma orientação a respeito das diversidades de materiais e como fazer a seleção corretamente?

    • Prezado João Fernandes,
      Seria reciclagem de qual material?
      – Papel, Papelão, Plástico, Borracha, Madeira, Entulho, Sucata de Metais?
      Segundo sua resposta, provavelmente podemos lhe enviar os caminhos mais adequados de iniciar todo o processo operacional.
      Desta forma, aguardamos seu retorno neste canal.
      Estamos a sua disposição!
      APARAS MACEDO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *