Aparas de strech: o que é esse filme e poder ser reciclado?

As aparas de strech são as sobras do filme strech, material extremamente importante nos dias de hoje tanto para a indústria quanto para o consumidor em geral. Vendido em bobinas, o filme é muito versátil e prático. Descubra como esse material é fabricado, qual sua composição, suas características e se ele pode ser reciclado nesse artigo!

O que é filme strech?

O filme strech (plástico-filme) é uma película de plástico esticável autoadesivo utilizado, principalmente, para proteger produtos da umidade e da poeira dos ambientes, possuindo boa adesão e resistência. Envolve-se as mercadorias, encaixotadas ou não, com uma ou mais camadas, esticando o filme durante sua aplicação.

Produzido com polietileno, o filme strech é atóxico, não precisa ser aquecido para esticar e possui excelente custo benefício, sendo uma ótima solução técnica e econômica para auxiliar na logística de transporte e armazenamento das empresas.

Onde o filme strech é utilizado?

O filme stretch, ou filme de polietileno, é muito usado no processo de armazenamento e transporte para a proteção de mercadorias paletizadas em geral contra fissuras oriundas da movimentação ou atrito com outros produtos.

Sua resistência, resultante do processo de produção realizado por várias camadas de PELBD (Polietileno de Baixa Densidade), faz com que o filme strech seja o preferido para armazenamento e proteção de vários segmentos da indústria de consumo e de base.

Em função de sua alta elasticidade, o filme plástico mantém-se extremamente preso às cargas, não se deformando com o tempo nem com as variações de temperatura (permanece inalterado de – 35°C a 80°C).

Proporciona maior segurança ao se manusear os objetos de carga, proporcionando estabilidade do material embalado. Além disso, o filme strech protege a mercadoria de furtos, pois dificulta o acesso de invasores à carga.

Quando aplicado em paletes, o filme stretch produzido com plásticos de polietileno linear de baixa densidade reduz significativamente o peso do plástico, quando em comparação aos filmes de PVC ou de polietileno convencional. Portanto, proporciona grande redução de custo por carga unitizada.

Indústrias de pisos cerâmicos, latas, refrigerantes, tampas, frascos, papel, celulose de fraldas, são as maiores utilizadoras de filme strech, além das empresas de movimentação de cargas e as de agricultura.

O filme strech é reciclável?

O filme stretch plástico é um dos produtos mais utilizados atualmente. Ao ser descartado por consumidores e empresas (aparas de strech), ele pode passar por um processo de reciclagem que garante total reaproveitamento na cadeia de produção do plástico stretch reciclado.

Uma bobina de filme strech plástico reciclado ecológica tem praticamente todas as características originais do filme stretch virgem.

As aparas de strech são comercializáveis?

Sim! Inclusive esse material é muito importante para a cadeia de reciclagem e tem seu mercado garantido. As aparas de strech usadas ou as aparas de strech limpo possuem valor tal como o próprio PELBD, um material termoplástico.

As aparas de strech são a base para a produção do filme stretch reciclado por extrusão, material sustentável que não utiliza água na sua fabricação. A única diferença desse material para o virgem é que ele deve ser utilizado para embalagens terciárias, pois não pode ter contato com alimentos.

Tem aparas de strech para vender? Entre já em contato com a gente! Somos especializados em PELBD e em aparas plásticas em geral. Temos interesse no seu material!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *