Aparas de papelão para cartonagem: o que fazer com os resíduos?

As aparas de papelão para cartonagem nada mais são do que as sobras desse tipo de papel advindas da produção de algum tipo de embalagem ou outro produto.

Essas sobras têm um grande valor para empresas aparistas, bem como para as indústrias recicladoras.

Isso porque, a partir desses resíduos, é possível produzir novos produtos, sem a necessidade de arcar com todos os custos para extrair a matéria-prima nova.

Logo, o processo de reciclagem dos resíduos de papelões oferece algumas vantagens. As principais são:

  • Redução dos custos que seriam destinados à extração da matéria-prima natural para produção de novas placas de papelões;
  • Preservação do meio-ambiente e redução da exploração dos recursos naturais;
  • Movimenta o mercado dos aparistas, em especial por meio das aparas de papelão para cartonagem, que têm uma grande participação nesse processo comercial

O uso dos vários tipos de papelões é bastante elevado e é, inclusive, um dos materiais mais utilizados na indústria e comércio.

Nesse contexto, encontramos a cartonagem. Mas afinal, o que seria isso?

O que é a cartonagem?

Apesar de não ser um nome muito conhecido, ele se refere a um tipo de prática que utiliza os papelões como fonte para produção de objetos, principalmente de embalagens. Essa prática tem dois vieses principais, sendo eles:

Artesanato

A cartonagem artesanal é aquela na qual é utilizado vários tipos de papel e papelões para a produção de uma infinidade de utensílios domésticos, peças de decoração e utilitários.

Industrial

A cartonagem industrial é o principal foco para as empresas que comercializam as aparas de papelão para cartonagem. Esse processo, diferentemente do citado acima, é um trabalho mais voltado para a produção de embalagens, caixas, sacolas, cartelas e encartes.

Essa indústria, que é a grande produtora e, ao mesmo tempo, consumidora de sobras de papelões, é a maior responsável por movimentar o comércio de produtos recicláveis, em especial para as empresas aparistas.

Destinos para os resíduos de aparas de papelão para cartonagem

Os resíduos e sobras dos papelões utilizados tanto pela indústria, quanto pelo consumidor final tem grande utilidade na reciclagem. Isso porque esses resíduos podem ser utilizados para a formar novas placas de papel.

Para que isso ocorra, é possível comprar e vender as aparas de papelão para cartonagem.

Essa comercialização, feita pelos aparistas, tem um papel fundamental na captação, triagem e classificação dos resíduos.

O resultado desse processo é a separação de materiais de alta qualidade e livre de impurezas, prontos para serem revendidos.

Sobre a Aparas Macedo

A Aparas Macedo é uma empresa especializada na compra e venda de aparas de papelão para cartonagem, bem como de resíduos de outros materiais recicláveis.

Atuando principalmente na grande São Paulo – SP, nossa empresa atua com seriedade, responsabilidade e ética para atender nossos fornecedores e clientes.

Referência no ramo de comércio de aparas de papelão para cartonagem, a Aparas Macedo se orgulha de garantir o cumprimento de todos os prazos, sem perder em qualidade.

Realizamos a triagem e classificação dos resíduos com compromisso e excelência para que o produto final seja o melhor possível.

Se você busca uma empresa para realizar a compra e venda de aparas de papelão para cartonagem, conte com a Aparas Macedo! Entre em contato e faça já sua cotação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *