Quem são os fornecedores de aparas de papel no mercado?

O mercado de fornecedores de aparas de papel é muito amplo e diversificado. Como a reciclagem vem ganhando força ao longo do tempo, a busca pelo material cresce a cada dia e, por isso, a cadeia que envolve a coleta, separação, tratamento e o encaminhamento dos resíduos torna-se fundamental nesse processo. Saiba mais sobre de onde vem e quem fornece o material reciclável nesse ciclo interminável.

Conceito de fornecedor de aparas de papel

O fornecedor de aparas de papel é aquele abastece pontualmente, ou com regularidade, as empresas que compõem a cadeia da reciclagem. Tecnicamente, podemos dividi-los em dois tipos: os que iniciam a coleta e os que executam a triagem e a classificação. Cada um desses grupos tem clientes diferentes, que ocupam papeis diversos no processo sustentável.

Fornecedor de aparas de papel para os aparistas

Tudo começa com os responsáveis pela destinação dos resíduos de pré ou pós-consumo. O fornecedor de aparas de papel pode ser a indústria, com a sobra de seu processo produtivo ou o consumidor em geral, que separa o lixo reciclável. Nesse contexto, os catadores e cooperativas são agentes ativos no processo, já que fazem a coleta no comércio e nas residências.

As associações e cooperativas de catadores são os principais fornecedores de aparas de papel para os aparistas (empresas que comercializam a sucata). A partir do material fornecido, as empresas de aparas realizam a limpeza e a triagem do papel, além do processo de enfardamento, no qual são compactados blocos dos resíduos já classificados.

Fornecedores de aparas de papel para as recicladoras

Por sua vez, as empresas aparistas são os fornecedores de aparas de papel para a indústria recicladora. Ou seja, são os intermediários da cadeia, zelando pela qualidade e pureza do material que é encaminhado ao processo de reciclagem. O papel delas é fundamental, já que facilitam muito a rotina do reciclador, que recebe os resíduos devidamente separados e com as melhores propriedades possíveis.

A indústria de aparas de papel contribui decisivamente com a reciclagem, tornando os processos muito mais rápidos, simples e eficientes. Além disso, ela tem uma atuação decisiva na preservação do meio ambiente e da sustentabilidade do planeta, movimentando a economia, gerando emprego e renda a milhares de famílias.

Empresas que compram aparas de papel

Tanto os recicladores quanto os aparistas são empresas que compram aparas de papel em grande quantidade. Como já vimos, os focos das companhias de aparas e sucata são a triagem, a classificação e a compactação do material, visando um fornecimento adequado à indústria de reciclagem. Essas, por seu turno, buscam adquirir altos volumes de resíduos de produtos limpos e de qualidade, pois esses são a sua principal matéria-prima.

Já o papel reciclado, proveniente do processo de reciclagem das empresas especializadas, possibilita que esse material seja reinserido no ciclo de reuso, poupando o emprego de recursos naturais na produção de papel virgem. Os maiores compradores dos reciclados são as indústrias de livros, cadernos, embalagens, sacolas, fitossanitários, etc.

Já tem o seu fornecedor de aparas de papel? Ainda não? Então entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *