Papel branco: 5 tipos que você tem que conhecer e suas aplicações

O papel branco é, sem dúvida, o mais nobre dos papeis, mas para ficar nessa cor ele sofre um clareamento químico, que é um dos processos mais poluentes das indústrias papeleiras. Mesmo quando o papel é reciclado, ele pode ser branqueado por esse processo, como é o caso do papel kraft branco. Conheça alguns tipos de papeis que passam por branqueamento na indústria e são muito utilizados no nosso dia-a-dia.

Papel Vergê Branco

O papel vergê branco é um tipo de papel um pouco mais rígido e mais grosso do que o sulfite, porém mais macio e fino do que a cartolina e de textura levemente rugosa. Ele é um material multiuso, indicado em impressões a laser, jato de tinta e outros processos, como aquarela e gravura. Apresenta resistência a altas temperaturas, possui secagem rápida e possibilita impressões em frente e verso. Pode ser encontrado na maioria das papelarias.

Papel Kraft Branco

O papel kraft branco é aquele que possui, em sua composição, uma mistura de fibras curtas e fibras longas de celulose, quimicamente branqueadas. Possui alta resistência mecânica, plasticidade e excelente maleabilidade. Além disso, esse tipo de papel também apresenta maciez e boa aderência à tinta de impressão. Todas essas características são de grande importância nas aplicações em que o papel é bastante utilizado, como na confecção de sacolas e sacos.

Papel Linho Branco

O papel linho branco ou telado possui as características de um papel texturizado, cuja superfície simula uma toalha de tecido linho. Esse material é normalmente colorido na massa, é fosco e possui acabamento texturizado. Ele é altamente resistente a altas temperaturas e também possui formulação de secagem rápida, com sua composição em fibras.

Com esses atributos, o papel linho proporciona um menor consumo de tinta e excelente performance em técnicas de impressão como tipografia, off-set, silk screen, hot-stamping, relevo americano, relevo seco, serigrafia e também aceita acabamentos como laminação, corte e vinco. Pode ser utilizado em embalagens, artesanato, convites, cartazes, pastas, materiais promocionais, etc…

Papel Duplex Branco

Muito utilizado na área de embalagem, o papel duplex branco é um material que tem como característica principal, uma boa espessura e seu verso sem nenhum tratamento, podendo ser esbranquiçado ou pardo. Na parte da frente, há uma cobertura branca tratada a fim de poder receber impressão.Sua gramatura varia de 180 g a 400 g aproximadamente, dependendo do fornecedor.

O papel branco duplex é muito usado para fazer embalagens, cabeças de folhinhas (do tipo personalizadas em tipografia) e calendários em geral. É ideal também em processos de acoplamento, corte, vinco, cartuchos e policromia nos segmentos de medicamentos, alimentos, eletroeletrônicos, eletromecânicos, calçados, brinquedos, informática, bebidas, entre outros.

Papel Branco Perolado

Também chamado de papel metalizado, o papel branco perolado pertence a uma linha de papéis com brilho metálico sofisticado em ambas as faces, de intensidade ideal para proporcionar beleza e glamour a diversos tipos de trabalhos. Produto de alta qualidade, geralmente colorido na massa, confere ótimo acabamento, pois não deixa vincos.

O papel perolado é indicado para processos de impressão offset (com tinta oxidante ou UV), relevo seco, americano, hot stamping e serigrafia. Além disso, o material permite acabamento com corte e vinco. Por isso, é bastante aplicado em embalagens, caixas, peças promocionais, convites, certificados, entre outras. Não é recomendado em jato de tinta.

Reciclagem de papel branco

A maioria dos papeis brancos são passíveis de reciclagem, porém, aqueles que estejam engordurados, com restos de comida, ou possuam carbono, cola e alguns tipos de tinta não podem ser reciclados. O celofane, vegetal e o do tipo parafinado, plastificado e metalizado, também são considerados impróprios para o processo.

Conseguiu entender um pouco mais sobre alguns tipos de papel branco? Então deixe seu comentário abaixo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *