O que são aparas de plásticos e como podem ser usadas na indústria?

O reaproveitamento e a reciclagem de resíduos são fundamentais para a sustentabilidade do meio ambiente. Ao reciclarmos, poupamos milhares de toneladas de recursos naturais e deixamos de poluir o ar, as águas e o solo. Dentre os materiais que podem ser reciclados, as aparas de plásticos são um dos mais importantes. Saiba o que elas são e como podem ser usadas na indústria em geral.

O que são aparas de plásticos?

As aparas de plásticos são as sobras dos processos produtivos de fabricação de produtos acabados. Esse resto de material é gerado por diversos fatores, como erros no ajuste das máquinas, desrespeito às especificações de qualidade, cortes inadequados, entre outros.

As aparas industriais de plásticos costumam ter alta qualidade para a reciclagem, já que são limpas e puras. Por isso, devem ser separadas, armazenadas e reaproveitadas, pois podem gerar novos produtos e, consequentemente, renda.

Quem são os compradores de aparas plásticas?

Os maiores compradores de aparas plásticas são os aparistas ou empresas de beneficiamento de plástico. Elas coletam o resíduo nas indústrias, realizam a triagem com classificação por cores, para obter um material adequado para reciclagem. Depois disso, o plástico é pesado e enfardado em lotes que podem ser entregues às empresas recicladoras.

Como são usadas as aparas plásticas pós indústria?

De acordo com a ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), os principais setores consumidores de aparas plásticas pós indústria são a construção civil (23,4%), alimentos (7,1%), automóveis e autopeças (11%) e artigos de comércio em atacado e varejo (10%).

Outros segmentos importantes de demanda das aparas plásticas industriais são os de máquinas e equipamentos (6,1%), produtos de metal (5,9%), bebidas (5,5%), móveis (4,4%), papel celulose e impressão (3,2%), perfumaria, higiene e limpeza (3,1%), eletrônicos (2,5%) agropecuária (2,5%), químicos (2,3%), têxtil e vestuário (0,9%), farmacêutico (0,8%), outros (1,3%).

Após o processo de reciclagem das aparas de plásticos, o material serve de matéria-prima para a confecção de novos produtos em praticamente todos os setores industriais da economia, como já citado. Os tipos de resinas plásticas mais comuns são o PET, PEAD, PVC, PEBD, PP e PS. Dentre as mercadorias produzidas, destacam-se sacos, tubos, embalagens, garrafas, fibras para peças de vestuário, vasos, cabides, lixeiras, caixilhos de janelas, telhas, solas de sapato, etc.

Desperdícios, resíduos e aparas de plásticos

Mesmo com todas as vantagens, segundo dados da Plastivida (Instituto socioambiental dos plásticos), das 2.177.799 toneladas de plástico que se acumulam no Brasil, por ano, somente 17,2% são recicladas. Isso demonstra que as indústrias ainda não enxergam os desperdícios, resíduos e aparas de plásticos como assuntos a serem tratados seriamente e, dessa forma, perdem dinheiro e ainda deixam a sustentabilidade de lado.

Quer saber como ganhar dinheiro com a venda de aparas de plástico e ainda contribuir com um mundo melhor? Deixe seu comentário abaixo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *