O que o papelão causa ao meio ambiente quando jogado no lixo comum?

Todos os dias milhões de toneladas de lixo são produzidas pelo ser humano. A maior parte disso é composta de resíduos recicláveis, que não deveriam ser jogados no lixo comum. São materiais que podem ser reaproveitados ou processados para servirem de matéria-prima para novos produtos. Dentre eles, o papelão aparece constantemente, pois é utilizado em diversas embalagens e caixas de mercadorias de vários tipos. Vamos ver quais são os problemas causados pelo descarte do papelão na natureza e como mudar essa situação.

Papelão no meio ambiente

O papelão, assim como outros tipos de papéis, jogado nas ruas das cidades pode entupir os bueiros e, com as chuvas, causar enchentes e inundações. Além disso, todo o lixo é levado para os rios e córregos poluindo ainda mais as águas. A falta de consciência no descarte do papelão no meio ambiente é que causa transtornos, que poderiam ser evitados.

Outro problema aparece quando jogamos o papelão no lixo comum, pois ele acaba sendo misturado com outros tipos de resíduos, como restos de alimentos, e são enterrados nos aterros sanitários. Apesar de ser um material biodegradável, quando enterrado, o papelão não consegue “respirar” e, assim, sem contato com o ar, não se desmancha.

Papelão na natureza: Soluções para minimizar o impacto ambiental

Como soluções para minimizar os impactos do papelão na natureza podemos citar a educação ambiental, o consumo consciente, a logística reversa e a reciclagem. Estes são temas dos quais toda a sociedade deve estar atenta e inserida para que sejam alcançados resultados satisfatórios. Pois, conforme nossa Constituição: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo para as presentes e futuras gerações“.

Indústria: Parcerias com os aparistas na gestão sustentável

No plano empresarial, é preciso entender que cada indústria tem sua responsabilidade na preservação ambiental. Por isso, criar e implementar uma política de descarte consciente de resíduos é imprescindível. Nesse contexto, é possível contar com a parceria dos apararistas (responsáveis pela compra e venda de papelão e demais materiais), dos catadores e recicladores. Esse segmento, além de contribuir com um ambiente mais saudável, é também gerador de receita para as empresas já que paga por algo que iria para o lixo.

Gostou das dicas? Veja no vídeo uma matéria interessante sobre a logística reversa e deixe seu comentário abaixo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *