O que é e para que serve o papel kraft? Ele é sustentável?

Existem diversos tipos de papel, mas um dos mais resistentes é, sem dúvida o papel kraft. Ele é um dos mais utilizados na indústria de embalagens em geral e permite ser produzido com acabamentos específicos que o tornam muito versátil para aplicações de cartonagem diversas. Você deve estar curioso para saber o que é, afinal, o papel kraft, para que ele serve e se é um material sustentável. Então, vamos lá!

O que é papel kraft?

O papel kraft é resultado de uma mistura de vários tipos de fibras de celulose, curtas e longas, que são encontradas na polpa de madeiras macias. Justamente por ser composto por toda essa mistura de fios é que ele se torna mais resistente, ao mesmo tempo em que apresenta flexibilidade e maciez, sendo ideal para processamento em máquinas.

Geralmente, a celulose utilizada nesse tipo de papel não passa por processos de branqueamento, por esse motivo, ele é reconhecido também pela sua cor (pardo natural), diferentemente de outros papeis em geral. O papel kraft costuma ser vendido em bobinas de 40 g/m² ou mais.

Papel pardo é o mesmo que papel kraft?

Em tese, o papel pardo é o mesmo que papel kraft até pelo fato de que a maioria não passa pelo branqueamento. Porém, ele também pode assumir a cor branca, como é o caso do kraft branqueado, usado na fabricação de sacos e embalagens. Em outros casos, pode ser tingido em diversas cores e é chamado de kraft colorido.

Porque usar papel kraft?

Devido à sua característica de resistência, usar papel kraft é a melhor opção para embalagens. Tanto é que ele pode ser considerado fonte de matéria-prima para a fabricação do papelão ondulado, por exemplo. Seus usos mais comuns: confecção de sacos de papel kraft, sacola de papel kraft, caixa de papel kraft e embrulhos.

O papel kraft é comercializado em grande escala pelas fábricas diretamente aos consumidores, no formato de bobina de papel kraft, principalmente para fabricantes de sacos, mas também a fim de ser gomado, betumado, impregnado, entre outros processos.

De acordo com seu tipo ou característica, o material pode ser classificado de formas diferentes. Ele pode ser extensível, natural, multifolhado, monolúcido, liso, branco, colorido, de primeira ou segunda qualidade. O papel kraft pode ainda ser laminado com alumínio, com resinas plásticas/fenólicas ou ainda ser recoberto com parafina.

O que é papel semi kraft?

Existe ainda o papel semi kraft de diversas categorias. Ele é produzido com misturas de fibras químicas kraft virgens e de aparas recicladas, o que faz com que o material perca algumas qualidades, mas ganhe outras devido à mistura. As bobinas desse tipo de papel são muito usadas pela indústria de embalagens, para a proteção de produtos e outras aplicações que não exijam alta resistência à ruptura.

Papel kraft é sustentável?

Sim, o papel kraft é sustentável e pode ser considerado o melhor nesse quesito, pois é o único que se degrada em apenas 60 dias em um ambiente natural. Seu processo produtivo é ecológico por receber menos produtos químicos. Por isso, vem sendo cada vez mais usado como alternativa ao plástico, por exemplo. Além disso, o material é 100% reciclável, sendo muito aceito para compra e venda de papel pelos aparistas em geral.

Gostou do artigo? Comente o que você achou e compartilhe com seus amigos para que eles conheçam mais sobre o papel kraft.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *