Como é possível fazer a reciclagem de aparas de poliéster?

A reciclagem de aparas de poliéster é uma atividade econômica que se incorpora de forma importante às políticas sustentáveis.

A importância da reciclagem de aparas de poliéster está relacionada, sobretudo, ao descarte de resíduos. Ainda que parte da produção desse material seja com matéria orgânica, o que acelera sua degradação no ambiente, grande parte das fibras utilizadas são sintéticas.

Uma vez que não se decompõem, os resíduos sintéticos acabam contribuindo para o aumento do volume de lixo nos aterros sanitários. Sendo assim, a solução para combater o impacto do descarte é o reaproveitamento, não sendo diferente do que ocorre, de um modo geral, com os tecidos.

Sabemos que os aterros recebem, anualmente, milhões de toneladas de roupas usadas e descartadas de forma inadequada, quando poderiam se tornar valiosas fontes de matérias-primas para a indústria de bens de consumo, principalmente a da moda.

Reciclagem de poliéster: Soluções pelo mundo

Um exemplo de projeto bem-sucedido é o da Teijin, uma empresa japonesa que desenvolveu seu próprio sistema fechado de reciclagem. É capaz de transformar uma jaqueta velha feita com esse material em um produto novo, repetindo o mesmo processo várias vezes. A Teijin tem parceria com a Patagônia, uma marca esportiva conhecida, que trabalha com poliéster reciclado.

O fato de ser reciclado não compromete a qualidade do material. É o que atesta a adesão a esse tipo de matéria-prima de empresas como Esprit, Kering, H & M e Armani. A verdade é que as marcas respondem à pressão da sociedade por políticas sustentáveis, principalmente em ramos como a moda, cujo consumo é bastante segmentado.

Há segmentos da sociedade com alto nível de consciência ambiental, empurrando as empresas para adotar novas políticas (como a reciclagem de poliéster), compromissos e posturas diante das demandas atuais.

De onde vem o poliéster

O que chamamos de poliéster é, na verdade, um polímero chamado politereftalato de etileno, também conhecido como PET.

A composição do poliéster pode ser natural ou sintética. É produzido a partir do processamento do petróleo, embora haja outros materiais, como cana-de-açúcar, usados em sua composição.

O poliéster é um material de alto valor industrial, sendo utilizado na fabricação de roupas, estofados, móveis, cortinas, reforços para pneus, garrafas de plástico (as chamadas garrafas pet), filtros, filmes e outros bens de consumo.

Na produção desses bens, principalmente vestuário, possui atributos funcionais que justificam sua popularidade, como ser resistente a rugosidades, a durabilidade e a capacidade de retenção de cor.

Reciclagem de aparas de poliéster

Em termos de sustentabilidade ambiental, a melhor notícia é que esse material é 100% reciclável. Uma tendência da indústria é a utilização de garrafas pet na fabricação de tecidos de poliéster.

A verdadeira volúpia de parte da indústria pelo poliéster reciclado faz com que, muitas vezes, a demanda supere a oferta. É uma grande oportunidade para a sociedade enfrentar o descarte de resíduos na natureza e nos aterros sanitários.

As garrafas pet, por exemplo, são um grande problema em termos de potencial poluidor, contaminando rios e mares, chegando a comprometer a sobrevivência de várias espécies animais ao se misturarem em seus ecossistemas.

O gasto com energia para a produção de uma fibra por meio da reciclagem é 70% menor do que o gasto para produzir uma fibra virgem. Sem contar com a redução da demanda por petróleo, um recurso finito, responsável, inclusive, por alguns dos piores conflitos armados da atualidade.

Caso você resida ou tenha sua empresa na grande São Paulo e tenha resíduos de poliéster e outros tecidos para descartar, a Aparas Macedo comercializa e faz o transporte das aparas plásticas.

Entre em contato conosco e garanta que o seu descarte terá uma utilização correta, gerando economia de recursos naturais e melhores condições ambientais para o planeta e para as populações humanas.

Para complementar a leitura, sugerimos que você assista a esse vídeo que fala sobre a produção de fios de lã de poliéster com pet recicláveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *