Como é e quais são as vantagens da compra de sucata de ferro?

Em meio a diversas possibilidades de reciclagem, uma delas, certamente, se destaca como a mais antiga. Com a consolidação e o crescimento das indústrias transformadoras de autopeças, esquadrias, alicerces, máquinas, ferroviária, naval, entre outras, a compra de sucata de ferro vem acompanhando o seu desenvolvimento. Confira como isso funciona e quais as suas vantagens para a sociedade.

Quem compra sucata de ferro?

A compra de sucata de ferro costuma ser feita por empresas especializadas do ramo da reciclagem de metais, que possuem maquinário específico para desmontagem e corte desse tipo de resíduo. Além de atuarem na comercialização de sucata ferrosa, elas possuem caçambas de diversos tamanhos para a remoção de recicláveis de acordo com cada necessidade.

Toda empresa que compra sucata de ferro costuma comercializar também resíduos não ferrosos e deve contar com espaços amplos de armazenagem do material. Elas devem ser devidamente licenciadas por órgãos ambientais como o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que realizam fiscalização periódica nesses estabelecimentos.

Como funciona a compra de sucata de ferro?

Selecionar e avaliar o material é fundamental para a compra de sucata de ferro. Através desses processos a empresa especializada na comercialização do produto consegue reunir a qualidade necessária para a posterior reciclagem. O pagamento é, em geral, feito de acordo com a quantidade de resíduos entregue, na medida de preço por quilo, cuja cotação varia de acordo com a região.

A compra e venda de sucata de ferro é praticada a partir da seleção do material, que se divide em cavaco, limalha, chaparia, resíduo de estamparia, sucata mista, sucata miúda, sucata graúda, sucata para corte, entre outros tipos, de forma a suprir todo tipo de demanda industrial para sua reciclagem.

Quais as vantagens da compra de sucata de ferro?

Dentre as principais vantagens da compra de sucata de ferro destaca-se o caráter sustentável dessa ação, bem como a alta qualidade proporcionada pelas inúmeras possibilidades de refundição dos materiais. Esse processo se tornou uma alternativa segura e eficiente para o mercado de transformação de matérias-primas.

Estima-se que, por ano, 6 milhões de toneladas de sucata de ferro sejam processadas e recicladas no Brasil. Isso representa algo em torno de 30% do que é utilizado pelas indústrias em materiais novos que são colocados no mercado. Prova de que esse mercado, que só cresce, contribui muito com a preservação do meio ambiente, evitando maiores níveis de extração mineral.

Não menos importante, a compra de sucata ferrosa e não ferrosa gera emprego e renda para mais de 300 mil brasileiros, de forma direta. Se contarmos o lucro obtido pelo consumidor ao vender esse material para as empresas aparistas e de sucata, esse número será ainda maior. O comércio desse tipo de resíduo apresenta potencial para crescer ainda mais, basta que tenhamos consciência de sua relevância.

Entendeu a importância da compra de sucata de ferro para a sociedade? Quer saber mais? Deixe seu comentário e entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *